REGULAÇÃO EMOCIONAL E COMPORTAMENTOS SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: O PAPEL MEDIADOR DO ENVOLVIMENTO ACADÊMICO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Victória de Carvalho Lima
Washington Allysson Dantas Silva
Shirley de Souza Silva Simeão
Emerson Do Bú
Felipe Alckmin-Carvalho

Resumo

O presente estudo investigou a relação entre regulação emocional, comportamentos sociais acadêmicos e envolvimento acadêmico de estudantes universitários. Participaram 292 estudantes, com idades entre 18 e 59 anos (M = 24,13; DP = 6,94), que responderam online ao Questionário de Regulação Emocional (QRE), ao Inventário de Comportamentos Sociais Acadêmicos (ICSA) e à Escala de Envolvimento Acadêmico (EEA). Foram realizadas análises descritivas, correlações de Pearson e Spearman, análises de variância (ANOVA) e modelos de mediação por meio da extensão PROCESS para SPSS (5.000 reamostragens via bootstrap). Os resultados evidenciaram que níveis mais elevados de regulação emocional associaram-se a maior envolvimento acadêmico e maior emissão de comportamentos sociais positivos, especialmente eficácia acadêmica e comportamentos adequados em sala de aula. Verificou-se, ainda, que o envolvimento acadêmico exerceu papel mediador total na relação entre regulação emocional e comportamentos indisciplinados, de modo que estudantes com maior regulação emocional apresentaram menor indisciplina em sala quando mais engajados em atividades acadêmicas. Conclui-se que o envolvimento acadêmico constitui um mecanismo central pelo qual a regulação emocional impacta os comportamentos sociais no contexto universitário.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LIMA, A. V. de C. .; SILVA, W. A. D.; SIMEÃO, S. de S. S.; DO BÚ, E. .; ALCKMIN-CARVALHO, F. REGULAÇÃO EMOCIONAL E COMPORTAMENTOS SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: O PAPEL MEDIADOR DO ENVOLVIMENTO ACADÊMICO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 23, n. 69, p. 196–217, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17345052. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7892. Acesso em: 22 out. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ASTIN, A. W. “Student involvement: A developmental theory for higher education”. Journal of College Student Personnel, vol. 25, 1984.

AUDÈT, É. et al. “Autonomy support, emotion regulation, and subjective well-being: exploring mechanisms”. Personality and Individual Differences, vol. 210, 2025.

BERGDAHL, N.; NOURI, J.; BOND, M. “Unpacking student engagement: A review of research on structures and relationships in higher education”. International Journal of Educational Technology in Higher Education, vol. 21, 2024.

BRASS, N. R. et al. “Students’ and classmates’ prosocial behavior predict academic engagement”. Journal of Youth and Adolescence, vol. 53, n. 12, 2024.

CLUDIUS, B.; MENNIN, D. S.; EHRING, T. “Emotion regulation as a transdiagnostic process”. Emotion, vol. 20, n. 1, 2020.

COBO-RENDÓN, R. et al. “Academic emotions, college adjustment, and dropout intention in university students”. Frontiers in Education, vol. 8, 2023.

COLLIE, R. J. “Social-emotional need satisfaction and students’ academic engagement and social-emotional skills”. Educational Psychology, vol. 44, n. 5, 2024.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Springer, 1985.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: diversidade teórica e suas implicações. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

FIOR, C. A. Evasão do ensino superior e papel preditivo do envolvimento acadêmico. Revista Amazônica, v. 13, n. 1, p. 9-32, 2021.

FIOR, C.; MERCURI, E. “Envolvimento acadêmico no ensino superior e características do estudante”. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol. 19, n. 1, 2018.

FONSECA, J. R. et al. “Psicometria de um instrumento de análise da violência contra as mulheres”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 18, n. 52, 2024.

GROSS, J. J. “The emerging field of emotion regulation: An integrative review”. Review of General Psychology, vol. 2, n. 3, 1998.

GROSS, J. J.; JOHN, O. P. “Individual differences in two emotion regulation processes: implications for affect, relationships, and well-being”. Journal of Personality and Social Psychology, vol. 85, n. 2, 2003.

GUO, W. et al. “The impact of teacher emotional support on learning engagement among college students mediated by academic self-efficacy and academic resilience”. Scientific Reports, vol. 15, 2025.

HAYES, A. F. Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis: A Regression Based Approach. New York: Guilford Press, 2013.

KESKİNER, E. Ş. et al. “Behavioral emotion regulation strategies and symptoms of psychological distress among Turkish university students”. Behavioral Sciences, vol. 15, n. 1, 2025.

KORHONEN, V.; KETONEN, E.; TOOM, A. “Navigating the ups and downs of students’ engagement throughout higher education: A three-year follow-up study”. Learning and Individual Differences, vol. 113, 2024.

LOYOLA-CARRILLO, J. M. et al. “Studying engagement in educational settings: A mapping review on high-impact academic engagement research”. Frontiers in Psychology, vol. 16, 2025.

MEDEIROS, M. M. et al. “Assessment of the development of social skills among undergraduate medical students through participation in a socio-educational project: a Brazilian pilot study”. BMC Medical Education, vol. 24, 2024.

OLIVEIRA, J. et al. “Latent profiles of emotion regulation among university students: links to repetitive negative thinking, internet addiction, and subjective well-being”. Frontiers in Psychology, vol. 15, 2024.

PETROVA, K.; GROSS, J. J. “The future of emotion regulation research: Broadening our field of view”. Affective Science, vol. 4, n. 4, 2023.

PUIU, S. et al. “Students’ Well-Being and Academic Engagement: A Multivariate Analysis of the Influencing Factors”. Healthcare, vol. 12, n. 15, 2024.

SOARES, A. B.; MOURÃO, L.; MELLO, T. V. S. “Estudo para a construção de um instrumento de comportamentos acadêmico-sociais para estudantes universitários”. Estudos e Pesquisa em Psicologia, vol. 11, n. 2, 2011.

TINTO, V. “Classrooms as communities: Exploring the educational character of student persistence”. Journal of Higher Education, vol. 68, n. 6, 1997.

VIEIRA-SANTOS, J.; SILVA, G. P. “Estratégias de enfrentamento de estresse entre estudantes universitários brasileiros: uma revisão da literatura”. Psicologia Argumento, vol. 40, n. 108, 2022.

WANG, Y.; ZHANG, W. “The relationship between college students’ learning engagement and academic self-efficacy: a moderated mediation model”. Frontiers in Psychology, vol. 15, 2024.