SAÚDE MENTAL NA PERSPETIVA DA PSICOLOGIA POSITIVA UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELA - ANGOLA

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João Dele

Resumo

As rápidas e imprevistas alterações, provocadas pela pandemia da COVID-19 na vida das pessoas, escondem efeitos ainda não totalmente estudados, sendo a saúde mental individual e coletiva, nos ambientes familiar e laboral, um dos aspetos mais afetados. A preocupação dos países, das instituições, das comunidades e das pessoas singulares em defender-se do contágio e da doença, expõe-nos a pressões psicofisiológicas, sociais e laborais, que podem provocar efeitos adversos. Objetivos: O estudo visa uma compreensão preliminar da saúde mental, individual e coletiva, dos funcionários do ISCED-B, docentes e técnico-administrativos, na perspectiva da psicologia positiva, olhando para as suas potencialidades e virtudes humanas, através do estudo das condições e processos conducentes ao seu bem-estar. Metodologia: 14 funcionários do ISCED-B (15% do total) responderam a um inquérito por questionário, com questões abertas e de escolha múltipla, em formato online, relativo a vários aspetos da vida profissional, pessoal e coletiva, no contexto institucional, formuladas na perspetiva das atitudes, atuações e situações que propiciem o bem-estar no ambiente laboral. Resultados: Verificou-se uma influência negativa dos fatores ambientais na qualidade do trabalho e um baixo investimento nas relações interpessoais, privilegiando interesses e oportunidades pessoais em detrimento da cooperação, fragilizando os esforços institucionais e acarretando maior desgaste nas tarefas quotidianas, convertendo-se em fator de desmotivação. Conclusão: Emerge a necessidade de se trabalhar institucionalmente num conceito de saúde que supere a dicotomia saúde/doença e coloque os dois conceitos num continuum, fomentando maior participação dos funcionários na compreensão e construção da saúde no próprio contexto.

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Como Citar
DELE, J. SAÚDE MENTAL NA PERSPETIVA DA PSICOLOGIA POSITIVA UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELA - ANGOLA: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 12, n. 36, p. 48–58, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7482681. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/775. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos

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