A ÁLGEBRA EM UMA AVALIAÇÃO EXTERNA: ANÁLISE DOS RESULTADOS E DE SEUS USOS

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Mariana Rasador Cossetin
Isabel Koltermann Battisti

Resumo

A apropriação de conceitos algébricos por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental é essencial no processo formativo destes, e a análise de resultados de avaliações externas, como as do Sistema de Avaliação Municipal de Educação Básica (SAME), mostra-se potencial no (re)direcionamento de práticas pedagógicas e políticas educacionais. A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os resultados em álgebra de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de três escolas de um município da região noroeste do Rio Grande do Sul, no SAME edição 2021, bem como investigar o uso que está sendo dado a esses resultados. O  estudo  tem abordagem qualitativa e se desenvolve a partir do método teórico dedutivo. As análises foram conduzidas a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus da pesquisa é composto por itens e resultados do desempenho dos estudantes de uma avaliação externa, transcrições das gravações dos encontros do grupo de estudo que contou com a participação de professores e pesquisadores. O estudo evidenciou que os itens, de acordo com cada ano escolar, podem apresentar diferentes níveis de complexidade, que pode estar relacionada à forma de apresentação e abordagem dada ao item e ao registro de representação considerado. E que, na medida em que os professores tomarem conhecimento dos descritores e itens, como também da complexidade e das relações conceituais que estes abarcam, ampliam-se as possibilidades de os resultados de uma avaliação externa contribuírem no (re)direcionamento de práticas pedagógicas e, assim, qualificar os processos formativos.

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Como Citar
COSSETIN, M. R.; BATTISTI, I. K. A ÁLGEBRA EM UMA AVALIAÇÃO EXTERNA: ANÁLISE DOS RESULTADOS E DE SEUS USOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 22, n. 66, p. 339–369, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15755872. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7342. Acesso em: 19 jul. 2025.
Seção
Ensaios

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