O ENFURECIMENTO DOS ESTUDANTES NO PERIODO PÓS ISOLAMENTO SOCIAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Suzane Margarida Martins

Resumo

Propõe-se nesse trabalho identificar fatores que possam contribuir para esclarecer os motivos que os estudantes retornaram para o convívio social escolar com tanta inflexibilidade.  Como método realiza-se uma   pesquisa bibliográfica, utilizando o “Google Scholar” e a plataforma “Scielo Brasil”. Realiza-se assim uma análise detalhada dos resumos de cada um dos trabalhos escolhidos e conclui-se que o isolamento vivenciado pelos estudantes, em associação ao medo, luto e problemas psicológicos entre outros acentuaram a inflexibilidade levando a violência escolar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MARTINS, S. M. O ENFURECIMENTO DOS ESTUDANTES NO PERIODO PÓS ISOLAMENTO SOCIAL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 11, n. 33, p. 95–100, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7059861. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/716. Acesso em: 9 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ABRAMOVAY, M. Escola e violência. Brasília: UNESCO, 2002.

ABRAMOVAY, M. Escola e violência. Brasília: UNESCO, 2003.

CLUVER, L.; LACHMAN, J. M.; SHERR, L.; WESSELS, I.; KRUG, E.; RAKOTOMALALA, S.; MCDONALD, K. “Parenting in a time of COVID-19”. The Lancet, vol. 395, e64, 2020.

FREIRE, P. Educação na cidade. São Paulo: Editora Cortez, 1991.

MELO, Í. As consequências da pandemia (COVID-19) na rede municipal de ensino: impactos e desafios (Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior). Goiânia, Campus Ipameri: Instituto Federal Goiano, 2020.

ORNELL, F.; SCHUCH, J. B.; SORDI, A. O.; KESSLER, F. H. P. “‘Pandemic fear’ and COVID-19: mental health burden and strategies”. Brazilian Journal of Psychiatry, vol. 42, n. 3, 2020.

PAULA E SILVA, J. M. A.; SALLES, L. M. F. “A violência na escola: abordagens teóricas e propostas de prevenção”. Educar em Revista, vol. 2, 2010.

PLATT, V. B.; GUEDERT, J. M.; COELHO, E. B. S. “Violência contra crianças e adolescentes: notificações e alerta em tempos de pandemia”. Revista Paulista de Pediatria, vol. 39, 2020.

SCHMIDT, B.; CREPALDI, M. A.; BOLZE, S. D. A.; NEIVA-SILVA, L.; DEMENECH, L. M. “Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)”. Estudos de Psicologia, vol. 37, e200063, 2020.

SENHORAS, E. M. “Covid-19 e os padrões das relações nacionais e internacionais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020.

SENHORAS, E. M. “O campo de poder das vacinas na pandemia da Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 18, 2021.

SOCIOLOGIAS, C. E.; CHARLOT, B. “A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão”. Sociologias, vol. 4, n. 8, 2008.

SPÓSITO, M. P. “Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil”. Educação e Pesquisa, vol. 27, 2001.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. “Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas”. Revista Diálogo Educacional, vol. 14, n. 41, 2014.