REFLEXÕES IMAGÉTICAS: ENTRE MODELO EDUCACIONAL E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS

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Marcos Borges dos Santos Júnior
Marco Aurélio da Conceição Correa

Resumo

O presente texto tem como objetivo trazer um debate teórico acerca do modelo educacional, assim como das estéticas e identidades afim de projetar praticas pedagógicas antirracistas. Reconhecendo que historicamente a sociedade brasileira vive um ethos calcado no poder de controlar e punir, encontramos no conceito do panóptico foucaultiano alguns desdobramentos nos cotidianos escolares. No decorrer deste ensaio debateremos três principais tópicos, que se dedicarão a entender as complexidades do modelo escolar brasileiro e suas relações com o sistema panóptico sob a égide da suposta democracia racial; elencando os movimentos estéticos e identitários que promovem fluxos de reflexão e conscientização sobre a situação de negras e negros no Brasil, para pôr fim tecer possiblidades pedagógicas relacionadas as produções imagéticas que tentam desequilibrar o paradigma panóptico da educação brasileira. Com isso apresentaremos algumas provocações pedagógicas através de materiais imagéticos que possam impulsionar corpos e mentes nos cotidianos de escolas à mudança.

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Como Citar
BORGES DOS SANTOS JÚNIOR, M.; CORREA, M. A. da C. . REFLEXÕES IMAGÉTICAS: ENTRE MODELO EDUCACIONAL E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 9, n. 27, p. 98–114, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.6339721. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/580. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
Artigos

Referências

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