REFLEXÕES SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRACIA NA GESTÃO EDUCACIONAL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir como se constitui o Projeto Político Pedagógico – PPP e sua importância como instrumento para efetivação da gestão democrática no ambiente educacional. Para tanto, toma-se como referencial teórico Vasconcellos (2002) e Gadotti (2001; 2004)), autores que visam contribuir com a temática: planejamento e projeto político pedagógica numa perspectiva democrática. Assim, busca-se encontrar com a reflexão teórica as dificuldades mais elucidadas pelos educadores na construção do PPP e os papeis devem ser assumidos pela gestão para garantir a democracia e a participação integral de todos os envolvidos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2020.
FREITAS L. C. “Organização do trabalho pedagógico”. Palestra proferida no VII Seminário Internacional de Alfabetização e Educação. Novo Hamburgo: ANPED, 1991.
GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. Cadernos Educação Básica - O projeto pedagógico da escola. Atualidades pedagógicas. Brasília: MEC/FNUAP, 1994.
PAZ, A. C. O.; SENHORAS, E. M. Campo de Estudos sobre Gestão Democrática Escolar no Brasil. Boa Vista: EdUFRR, 2018.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 2002.
VEIGA, I. P. A. (org). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 3ª edição. Campinas: Papirus Editora, 1995.
VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico: Uma construção possível. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
VEIGA, I. P. A. (org) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição. Campinas: Papirus, 2002.