O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE DADOS DOS ALUNOS CONCLUINTES

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Tereza Cristina dos Reis Ferreira
Mirian Cristina Vidal da Rocha
João Victor Hortencio
Marilia dos Santos Aragão

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a evolução dos alunos concluintes nas Instituições de Ensino Superior Brasileiro durante o período de 2003 a 2014. Os dados foram retirados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do site do SIANES (Sistema Nacional de Educação Superior) e do Educacenso (Censo da Educação Superior), todos disponíveis na página do Ministério da Educação. Para alcançar o objetivo proposto foram utilizados métodos estatísticos (Estatística Descritiva) que permitiram analisar os dados com cálculos de medidas de posição e de dispersão, testes de hipótese e intervalo de confiança. Com esses procedimentos pode-se concluir que existe uma necessidade se investir na educação superior, pois a evasão é significativa impactando na qualidade da mão de obra preparada para o mercado de trabalho. Abre-se oportunidade para investir em pesquisas que busquem indicar quais os fatores que levaram os alunos a desistir de um curso superior.

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Como Citar
FERREIRA, T. C. dos R. .; VIDAL DA ROCHA, M. C. .; HORTENCIO, J. V.; ARAGÃO, M. dos S. O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE DADOS DOS ALUNOS CONCLUINTES. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 9, n. 26, p. 151–160, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.5999517. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/555. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

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