O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE DADOS DOS ALUNOS CONCLUINTES
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar a evolução dos alunos concluintes nas Instituições de Ensino Superior Brasileiro durante o período de 2003 a 2014. Os dados foram retirados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do site do SIANES (Sistema Nacional de Educação Superior) e do Educacenso (Censo da Educação Superior), todos disponíveis na página do Ministério da Educação. Para alcançar o objetivo proposto foram utilizados métodos estatísticos (Estatística Descritiva) que permitiram analisar os dados com cálculos de medidas de posição e de dispersão, testes de hipótese e intervalo de confiança. Com esses procedimentos pode-se concluir que existe uma necessidade se investir na educação superior, pois a evasão é significativa impactando na qualidade da mão de obra preparada para o mercado de trabalho. Abre-se oportunidade para investir em pesquisas que busquem indicar quais os fatores que levaram os alunos a desistir de um curso superior.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ATAÍDE, J. S. P.; LIMA, L. M.; ALVES, E. O. “A repetência e o abandono escolar no curso de licenciatura em física: um estudo de caso”. Revista Physicae, vol. 6, n. 2, 2006.
BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. “Apoio parental percebido no contexto da escolha inicial e da evasão de curso universitário”. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol. 9, n. 2, dezembro, 2008.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sinopse do ensino superior. Censos de ensino superior. Brasília: Inep, 2008. Disponível em . Acesso em: 10/11/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sinopse do ensino superior. Censos de ensino superior. Brasília: Inep, 2005. Disponível em: . Acesso em: 19/11/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sinopse do ensino superior. Censos de ensino superior. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: . Acesso em: 02/12/2021.
BUARQUE, C. A refundação da universidade. Brasília: Editora ABMES, 2005.
CARNEIRO, M. A. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
CASTRO, C. M. A prática da pesquisa. São Paulo: Editora McGraw-Hill, 1997.
FERNANDES, M. B.; GRILLO, C. M. Educação superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Editora ULBRA, 2001.
GAIOSO, MARTINS, A. C. P. “Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais”. Acta Cirúrgica Brasileira, vol. 17, n. 3, abril, 2003.
MENDONÇA, A. F.; ROCHA, C. R. R.; NUNES, H. P. Trabalhos acadêmicos: planejamento, execução e avaliação. Goiânia: Editora Faculdades Alves Faria, 2008.
MOREIRA, D. A. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Editora Pioneira, 1997.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez; Brasília, 2007.
PESCHARD, J. La Cultura Política Democrática. Ciudad de México: Instituto Federal Electoral, 2001.
PUTNAM, R. D. Comunidade e Democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
REZENDE, R. “Jair Bolsonaro, populismo de derecha y fin de ciclo político”. Revista Política Latinoamericana, n. 7, dezembro, 2018.
SILVA, J. C. G. A democracia brasileira entre cultura e instituições: teorias e argumentos em perspectiva comparada (Tese de Doutorado em Ciência Política). Recife: UFPE, 2012.
SILVA, R. “Democracia Delegativa ou Vicissitudes da Transição?”. Revista de Sociologia e Política, n. 4-0, dezembro, 1995.
SILVEIRA, A. “América Latina: o ocaso da esperança? Brasil em evidência”. Rebela, vol. 6, n. 1, 2016.
TATAGIBA, L. “Entre as ruas e as instituições: os protestos e o impeachment de Dilma Rouseff”. Lusotopie, vol. 17, n. 1, 2018.