METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS NA MITIGAÇÃO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS

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Abrahão Alexandre Alden Elesbon
João Mauro da Silva Júnior
Patrícia Vidigal Bendinelli
Mirella Guedes Lima de Castro
Fábio da Silveira Castro

Resumo

Este trabalho consiste no uso de metodologias ativas em resposta ao seguinte problema de pesquisa: como potencializar o processo de aprendizagem sobre conservação de solo e água em bacias hidrográficas? O objetivo principal deste estudo foi analisar como as metodologias ativas podem potencializar o processo de aprendizagem sobre manejo e conservação de solo e água em bacias hidrográficas para mitigação de problemas de eventos hidrológicos extremos oriundos das mudanças climáticas em 3 turmas do ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Colatina. O planejamento se baseou na utilização de duas metodologias ativas: sala de aula invertida - SAI (teórica) e aprendizagem baseada em projetos - ABP (prática). As etapas metodológicas consistiram em: abordagem da problemática atual do mau uso e conservação do solo e suas intercorrências com as mudanças climáticas, proposta de um projeto para execução de um protótipo de bacia hidrográfica, conceituação e seleção das práticas conservacionistas de solo e água a serem utilizadas, avaliação e funcionamento do experimento, coleta de dados e avaliação e discussão dos resultados. A aplicação metodológica permitiu que os atores envolvidos no processo de aprendizagem ampliassem a compreensão das principais práticas conservacionistas de solo e água e analisassem os processos hidrológicos superficiais e subterrâneos em nível de bacia hidrográfica que pudessem auxiliar na mitigação de problemas de eventos hidrológicos extremos oriundos das mudanças climáticas. Os resultados obtidos evidenciaram uma aprendizagem com notas médias das turmas variando 68,06 (conceito bom) a 84,71 (conceito muito bom) utilizando-se a SAI e excelente, variando de 90,48 a 95,36 aplicando-se a metodologia ABP. Como interpretação coletiva mais aceita por parte dos alunos envolvidos, ao final da aplicação das metodologias SAI e ABP, constatou-se que o mau uso e ocupação do solo em bacias hidrográficas potencializa os eventos hidrológicos extremos oriundos das mudanças climáticas, podendo ser mitigados a partir das práticas de conservação de solo e água, em ordem de prioridade: mecânicas, edáficas e vegetativas. Conclui-se, portanto, que a proposta desenvolvida foi eficaz contribuindo com uma educação capaz de proporcionar uma aprendizagem a partir do contexto em que os alunos estão inseridos, possibilitando a percepção da problemática das mudanças climáticas, possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos para busca da solução dos problemas identificados.

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Como Citar
ELESBON, A. A. A.; SILVA JÚNIOR, J. M. da; BENDINELLI, P. V.; CASTRO, M. G. L. de; CASTRO, F. da S. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS NA MITIGAÇÃO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 19, n. 55, p. 369–394, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13381968. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5249. Acesso em: 14 set. 2024.
Seção
Ensaios

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