DINÂMICA DE USO E COBERTURA DOS SOLOS DO MUNICÍPIO SILVÂNIA (1985-2020)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laura Andreina Matos Márquez

Resumo

Pesquisas de uso e ocupação da terra são eficazes para o reconhecimento dos municípios e suas principais formas de ocupação da superfície, pois a partir dessa apreciação, é propiciado conhecimento que contribui para a tomada de decisões. O município de Silvânia no estado de Goiás, possui importância histórica desde o século XVIII com a mineração e posteriormente com a influência da Revolução Verde em Goiás, que garantem a ele importante participação no PIB. O objetivo do artigo é compreender as alterações de uso da terra em Silvânia entre 1985 e 2020. Os procedimentos metodológicos se basearam em mapeamento com interpretação visual de imagens da Coleção 6 de MapBiomas. Os resultados indicam que a principal forma de uso se constitui pela agricultura, essa que já era uma característica do município desde o mapeamento de 1985 e expandiu ao decorrer dos anos causando conversão e fragmentação da vegetação nativa.  

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MÁRQUEZ, L. A. M. . DINÂMICA DE USO E COBERTURA DOS SOLOS DO MUNICÍPIO SILVÂNIA (1985-2020). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 8, n. 24, p. 113–120, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.5768761. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/515. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

DUTRA, R.; SOUZA, M. “Cerrado, Revolução Verde e Evolução do Consumo de Agrotóxicos”. Sociedade & Natureza, vol. 29, n. 3, 2018.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA”. Portal Eletrônico do IBGE Disponível em: <https://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 14/11/2021.

ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade. Plano de Manejo: Floresta Nacional de Silvânia. Vol. 1 – Diagnóstico. Brasília: ICMBio, 2015.

LILLESAND, T.; KIEFER, R. Remote Sensing and Image Interpretation. New Jersey: John Wiley & Sons, 1994.

PAULA, P. Caracterização espaço-temporal de áreas da cultura cafeeira infectada por nematoides a partir de imagens multiespectrais (Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica). Monte Carmelo: Universidade Federal de Uberlândia, 2018.

ROSA, R. “Introdução ao Geoprocessamento”. Portal Eletrônico da UFABC [2013]. Disponível em: <http://ufabc.edu.br>. Acesso em: 08/111/2021.

SANTOS, F. Formação e Expansão da Fronteira Agrícola em Goiás: A construção de Indicadores de Modernização (Tese de Dourado em Ciências Ambientais). Goiânia: UFG, 2010.

SILVA, A. Análise da cadeia produtiva da soja no estado de goiás com ênfase nas operações logísticas (Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas). Goiânia: PUC Goiás, 2015.

SILVA, A.; MIZIARA, F. “Avanço do setor sucroalcooleiro e expansão da fronteira agrícola em Goiás”. Pesquisa Agropecuária Tropical, vol. 41, n. 3, 2011.

VALE, N. Trajetória da produtividade da soja em função da variabilidade das chuvas no estado de Goiás (Dissertação de Mestrado em Agronegócio). Goiânia: UFG, 2017.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)