IMPACTO PSICOSSOCIAL DA PANDEMIA DA COVID-19 EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francisco Iuri da Silva Martins
Ana Lydia Costa Franco
José Aurelio de Almeida Martins
Gilvan Ferreira Felipe
Jairo Domingos de Morais

Resumo

A pandemia COVID-19 reverberou por todas as esferas da sociedade, impondo um desafio colossal à saúde pública. No ambiente universitário, o impacto foi particularmente significativo entre os estudantes, cuja saúde mental foi afetada de forma severa, resultando em elevação dos níveis de depressão, ansiedade e estresse. Posto isso, este estudo buscou investigar o nível de comprometimento de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes de uma universidade do interior do Ceará ao longo da pandemia de COVID-19. Testa-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa realizado com 169 estudantes de ensino superior. Os dados foram coletados por intermédio de um formulário online, que coletou informações sociodemográficas e pontuações na Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. A análise dos dados envolveu estatística descritiva e o teste de correlação de Pearson para verificar associações significativas. Dos 169 estudantes que participaram do estudo, a maioria deles era do sexo feminino, brasileiros, com idade de 20 a 25 anos, dos semestres iniciais na graduação. A respeito das correlações entre as variáveis sociodemográficas e as dimensões estresse, ansiedade e depressão, observou-se que os brasileiros, especialmente as mulheres e os praticantes de alguma religião mostram escores mais elevados, no qual o domínio depressão mostrou os maiores escores quando comparado aos demais. Portanto, conclui-se que a pandemia de COVID-19 impactou de forma negativa a saúde dos estudantes universitários, em especial as psicopatologias descritas, de modo que os achados refletem a vulnerabilidade a qual os discentes estiveram expostos durante toda a pandemia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MARTINS, F. I. da S.; FRANCO, A. L. C.; MARTINS, J. A. de A.; FELIPE, G. F.; MORAIS, J. D. de. IMPACTO PSICOSSOCIAL DA PANDEMIA DA COVID-19 EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 52, p. 23–40, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11003207. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3903. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALEXANDRE, J. D. et al. “Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19”. Psicologia, vol. 36, n. 1, 2022.

BERNARDINO, M. C. R.; SAMPAIO, D. B. “O ato de ensinar em tempos adversos: reflexão sobre a prática docente no contexto pandêmico”. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, vol. 9, 2022.

BIOLCHI, A. M. et al. “Efeitos da pandemia da covid-19 nos processos sociais e educacionais de estudantes”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 44, 2023.

BROWNING, M. H. E. M. et al. “Psychological impacts from COVID-19 among university students: Risk factors across seven states in the United States”. Plos One, vol. 16, n. 1, 2021.

CAO, W. et al. “The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China”. Psychiatry Research, vol. 287, 2020.

CERQUEIRA-SANTOS, E.; RAMOS, M. M.; GATO, J. “Indicadores de distress entre jovens LGBT+ durante o isolamento social pela COVID-19 no Brasil”. Revista Brasileira de Psicoterapia, vol. 23, n. 2, 2021.

CIOTTI, M. et al. “The COVID-19 Pandemic”. Critical Reviews in Clinical Laboratory Sciences, vol. 57, n. 6, 2020.

FONSECA, A. J. P. et al. “Ansiedade, Depressão e Estresse do estudantado universitário pelo reinício das aulas em tempo de pandemia”. Revista Actualidades Investigativas en Educación, vol. 21, n. 3, 2021.

GARCIA, L. P.; SANCHEZ, Z. M. “Consumo de álcool durante a pandemia da COVID-19: uma reflexão necessária para o enfrentamento da situação”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 36, n. 10, 2020.

GOUVEA, T. C. C. et al. “Consumo de álcool e drogas em diferentes momentos da pandemia de COVID-19 entre estudantes universitários”. Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica Da Universidade De Rio Verde. Rio Verde: UniRV, 2022.

HIRSCHLE, A. L. T.; GONDIM, S. M. G. “Stress and well-being at work: a literature review”. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 25, n. 7, 2020.

HOSSAIN, M. M.; SULTANA, A.; PUROHIT, N. “Mental health outcomes of quarantine and isolation for infection prevention: a systematic umbrella review of the global evidence”. Epidemiology And Health [2020]. Disponivel em: . Acesso em: 23/01/2024.

JARDIM, M. G. L. et al. “Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários”. Psico-USF, vol. 25, n. 4, 2020.

LOPES, A. B. et al. “Transtorno de ansiedade generalizada: uma revisão narrativa”. Revista Eletrônica Acervo Científico, vol. 35, 2021.

MAIA, B. R.; DIAS, P. C. “Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da covid-19”. Estudos de Psicologia, vol. 37, 2020.

MALTA, D. C. et al. “O consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes durante a pandemia de COVID-19, ConVid Adolescentes - Pesquisa de Comportamentos”. Revista Brasileira de Epidemiologia, vol. 26, n. 1, 2023.

MARIN, G. A. et al. “Depressão e efeitos da COVID-19 em universitários”. Revista Interamericana de Medicina e Saúde, vol. 3, 2020.

MARTINS, B. G. et al. “Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse: propriedades psicométricas e prevalência das afetividades”. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, vol. 68, n. 1, 2019.

MARTINS, S. M. “O enfurecimento dos estudantes no periodo pós isolamento social”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 11, n. 33, 2022.

MELO, H. et al. “Indicativos de Ansiedade, Estresse e Depressão em Professores e Estudantes no Contexto da Pandemia”. Pluralidades em Saúde Mental, vol. 11, n. 1, 2022.

NUNES, R. C. “Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do COVID-19”. Research, Society And Development, vol. 10, n. 3, 2021.

PAIXÃO, G. M. et al. “Occupational participation, stress, anxiety and depression in workers and students from Brazilian universities during the COVID-19 pandemic”. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, vol. 30, 2022.

PRAGHOLAPATI, A.; MUNAWAROH, F. “Mental health in pandemic COVID-19”. Jurnal Surya Muda, vol. 2, n. 1, 2020.

QUEMEL, G. K. C. et al. “Revisão integrativa da literatura sobre o aumento no consumo de psicotrópicas em transtornos mentais como a depressão”. Brazilian Applied Science Review, vol. 5, n. 3, 2021.

RAMOS, S. R. F. et al. “Pandemia da Covid-19: um evento traumático para estudantes de Ciências Biológicas e da Saúde?”. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 47, n. 1, 2023.

RIBEIRO, J. L. P.; HONRADO, A. A. J. D.; LEAL, I. P. “Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond”. Psicologia, Saúde e Doença, vol. 5, n. 2, 2004.

RODRÍGUEZ-LARRAD, A. et al. “Impact of COVID-19 Confinement on Physical Activity and Sedentary Behaviour in Spanish University Students: Role of Gender”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 18, n. 2, 2021.

ROSSATO, L.; RIBEIRO, B. M. S. S.; SCORSOLINI-COMIN, F. “Religiosidade/espiritualidade e saúde na pandemia de COVID-19”. Revista do Nufen: Phenomenology and Interdisciplinarity, vol. 14, n. 2, 2022.

SANTOS, B. M.; RATIER, L. N. “Saúde mental de estudantes universitários em tempos de restrição pandêmica”. Interações, vol. 24, n. 3, 2023.

SANTOS, J. S. et al. “Políticas de educação na pandemia da covid-19: ensino remoto e retorno presencial na perspectiva de universitários”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 40, 2023.

SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. A.; MENEZES, J. B. F. “O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios”. Dialogia, n. 36, 2020.

SILVA, T. V. S. et al. “Qualidade de vida, ansiedade e depressão em estudantes de Odontologia na pandemia da COVID-19 e fatores relacionados”. Research, Society and Development, vol. 10, 2021.

SOUZA, A. S. R.; SOUZA, G. F. A.; PRACIANO, G. A. F. “Women's mental health in times of COVID-19”. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, vol. 20, n. 3, 2020.

TEIXEIRA, L. A. C. et al. “Saúde mental dos estudantes de Medicina do Brasil durante a pandemia da coronavirus disease 2019”. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, vol. 70, n. 1, 2021.

TEODORO, M. L. M. et al. “Saúde mental em estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19”. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, vol. 9, n. 2, 2021.

VAZQUEZ, D. A. et al. “Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19”. Saúde em Debate, vol. 46, n. 133, 2022.

VIEIRA, K. M. et al. “Vida de Estudante Durante a Pandemia: isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida”. Ead em Foco, vol. 10, n. 3, 2020.

VIGNOLA, R. C. B.; TUCCI, A. M. “Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese”. Journal Of Affective Disorders, vol. 155, 2014.

YAO, L. et al. “Detection of coronavirus in environmental surveillance and risk monitoring for pandemic control”. Chemical Society Reviews, vol. 50, n. 6, 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)