IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UM ÍNDICE SINTÉTICO GLOBAL
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Resumo
A pandemia da COVID-19 provocou sérias mudanças nas esferas econômicas, sociais e educacionais, especialmente no ensino superior. Assim, este estudo buscou construir e aplicar um índice sintético na análise do impacto da pandemia na saúde de universitários. Trata-se de um estudo metodológico transversal, com abordagem quantitativa, conduzido com 169 alunos de uma universidade federal de cooperação internacional do Ceará, Brasil, avaliando por instrumentos validados o estresse, a ansiedade, depressão, qualidade de vida, Síndrome de Burnout e qualidade do sono. Cada escala teve sua representatividade na construção do índice que variou de 0 (muito alto) a 1 (muito baixo). Os resultados revelaram um impacto moderado a muito alto na qualidade de vida e na presença de síndrome de Burnout, enquanto a qualidade do sono, o estresse, a ansiedade e a depressão tiveram um impacto de moderado a muito baixo. Ao analisar conjuntamente o impacto da pandemia na saúde dos estudantes por meio do índice sintético global, observou-se que esses estudantes apresentaram um impacto moderado (33,2%) em sua saúde durante o período pandêmico. Esses achados destacam a importância de reconhecer e abordar os efeitos negativos do isolamento social no contexto do ensino superior. Além disso, os resultados fornecem subsídios para a elaboração de políticas educacionais e de saúde voltadas para o bem-estar dos estudantes durante crises e situações de emergência.
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