INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR: PAPEL PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

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Stela Lopes Soares
Hamilton Vale Leitão

Resumo

As instituições do terceiro setor têm como característica principal a flexibilidade e a capacidade de adaptação às necessidades locais, o que lhes confere um papel estratégico na promoção da educação de qualidade. Tem o objetivo de investigar o papel das instituições do terceiro setor como garantidoras de um processo de educação de qualidade. Optou-se por realizar uma revisão da literatura para identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências disponíveis na literatura científica sobre o tema em questão. Foram analisados os desafios enfrentados por essas instituições, as estratégias inovadoras adotadas e as contribuições que oferecem para a melhoria da educação. O estudo destacou a importância de parcerias efetivas entre o Estado, as instituições educacionais e o terceiro setor, visando potencializar esforços e recursos em prol da educação de qualidade. Foram identificadas estratégias promissoras, como o uso de tecnologias educacionais, a aprendizagem baseada em projetos, a integração com a comunidade e a formação continuada de professores, que têm demonstrado resultados positivos na promoção de uma educação mais inclusiva e alinhada às demandas da sociedade atual. Por fim, o estudo também ressalta os desafios enfrentados pelas instituições do terceiro setor, como a dependência de recursos externos e a falta de sustentabilidade a longo prazo. No entanto, reconhece-se o potencial transformador dessas instituições, aliado à colaboração entre os diferentes atores envolvidos.

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Como Citar
SOARES, S. L.; LEITÃO, H. V. INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR: PAPEL PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 51, p. 474–487, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10951454. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3766. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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