CONHECENDO A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE OS PROCESSOS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ivan dos Santos Oliveira
José Carlos Rothen

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo empreender estudo bibliométrico a respeito da produção acadêmico-científica em periódicos que abordaram a temática da Autoavaliação Institucional (AAI) no contexto do SINAES, a fim de conhecer as características dessa produção científica, no que diz respeito às informações nela advindas possíveis de serem quantificadas. Para isso, foi realizada coleta de dados no portal de periódicos da CAPES e selecionados os artigos que tiveram como enfoque temático a AAI das IES no contexto do SINAES. Em seguida, foram aplicadas técnicas bibliométricas para a quantificação das informações presentes e posterior análise do material coletado. Por meio da aplicação de técnicas bibliométricas foi possível conhecer o percurso histórico-temporal das produções publicadas sobre a temática, identificar a dispersão das produções nos periódicos, identificar o núcleo temático, reconhecer a frequência das palavras-chave, conhecer as relações de coautoria e a produtividade dos autores, compreender as relações de referenciação e de citação estabelecidas pelos artigos, identificar os autores e as obras que são  referência para a temática, conhecer os enquadramentos metodológicos das pesquisas, a natureza das IES estudadas, assim como os procedimentos metodológicos mais adotados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, I. dos S.; ROTHEN, J. C. CONHECENDO A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE OS PROCESSOS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 18, p. 93–109, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4950784. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/359. Acesso em: 9 dez. 2021.
Seção
Artigos

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto. “Bibliometria: evolução histórica e questões atuais”. Em questão, vol. 12, n. 1, 2006.

BERNARDES, Joelma dos Santos; ROTHEN, Jose Carlos. “O campo da Avaliação da Educação Superior: foco na Comissão Própria de Avaliação”. Meta: Avaliação, vol. 8, n. 23, 2016.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Disponível em: . Acesso em: 14/06/2021.

CUNHA, Maria Isabel. “O Sistema Nacional de Avaliação de Avaliação da Educação Superior (SINAES): A autoavaliação como condição emancipatória”. In: CUNHA, Maria Isabel (org.). Formatos Avaliativos e concepção de docência. Campinas: Autores Associados, 2005.

DA SILVA, Márcia Regina; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. “Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo”. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, vol. 2, n. 1, 2011.

SANTOS, Raimundo Nonato Macedo; KOBASHI, Nair Yumiko. “Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações”. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, vol. 2, n. 1, 2009.

ROTHEN, Jose Carlos. “Uma pequena história da avaliação da educação a partir do caso brasileiro e francês”. In: ROTHEN, Jose Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros (orgs.). Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: EDUFSCAR, 2018.

VANTI, Nadia Aurora Peres. “Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento”. Ciência da informação, vol. 31, n. 2, 2002.