MODELAGEM DE PROCESSO DE GESTÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sérgio Roberto Pinto
Bruno Américo Mezenga de Oliveira
Fernando Jorge Ericeira
Maria de Nazaré dos Anjos Barros
Tatiana Alves de Paula

Resumo

As Organizações Não Governamentais (ONGs), frequentemente enfrentam desafios exclusivamente relacionados à gestão e captação de recursos financeiros, é necessário desenvolver modelos específicos de modelagem de processos em torno da gestão. Esses recursos financeiros são fundamentais para o cumprimento eficiente da missão e dos objetivos organizacionais.  Independente de tipo de organizações, ambas buscam modelos para atualizar tarefas e processos de suas gestões, resultando em avanços na gestão, e, em resposta à demanda por estratégias e ferramentas para melhorar a eficiência da gestão, a transparência, a accountability e a eficiência nos processos administrativos. O objetivo da pesquisa é desenvolver um modelo que permita melhorias nos processos gerenciais de uma ONG em São Luís, Maranhão, especialmente em relação à captação de recursos e à eficácia na gestão financeira. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um estudo de caso na ONG em questão, envolvendo entrevistas com diferentes públicos internos, como gestores, diretores, colaboradores e voluntários. Além disso, foram observados os processos gerenciais da organização, analisando suas rotinas e ferramentas de trabalho. Essa abordagem mista de pesquisa, combinando entrevistas e observações, proporcionou uma compreensão abrangente da situação organizacional da ONG estudada. Os resultados revelaram desafios significativos enfrentados pela ONG em relação à gestão e captação de recursos, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. No entanto, a implementação do modelo proposto demonstrou avanços nas práticas gerenciais da organização estudada. O modelo apresentado possibilitou maior transparência e controle sobre as atividades administrativas da ONG, além de promover um maior engajamento dos envolvidos nas tomadas de decisões. Conclui-se que a modelagem de processos de controle gerencial pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a gestão de ONGs, especialmente no que diz respeito à transparência e accountability. A implementação de modelos como o proposto neste estudo pode contribuir para o fortalecimento das práticas gerenciais e, consequentemente, para o alcance dos objetivos das organizações sem fins lucrativos, como a ONG estudada.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PINTO, S. R.; OLIVEIRA, B. A. M. de; ERICEIRA, F. J. .; BARROS, M. de N. dos A. .; PAULA, T. A. de. MODELAGEM DE PROCESSO DE GESTÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 51, p. 782–800, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10976456. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3549. Acesso em: 7 dez. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ANDRADE, L. M. N.; FUJINO, A. “A indissociabilidade entre as ações de informação e a qualidade da informação contábil”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 17, n. 51, 2024.

ANDRADE, L. M. N.; FUJINO, A. “Condicionantes da qualidade da informação contábil à luz do regime de informação do sistema de governança corporativa: uma aproximação conceitual”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 48, 2023

ANHEIER, H. K. “Comparative research on nonprofit organizations and sectors: Looking back and looking forward”. VOLUNTAS: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, vol. 34, n. 6, 2023.

CAROLEI, D. “Accountability beyond corporations: The applicability of the OECD Guidelines for Multinational Enterprises to non-profit Organisations”. Nonprofit Policy Forum, vol. 13, n. 1, 2022.

CAZENAVE, B.; MORALES, J. “NGO responses to financial evaluation: auditability, purification and performance”. Accounting Auditing and Accountability, vol. 34, n. 4, 2021.

CORDERY, C. et al. “NGO accounting and accountability: past, present and future”. Accounting forum, vol. 43, n. 1, 2019.

DEWI, M. K. et al. “Towards a conceptual framework of beneficiary accountability by NGOs: An Indonesian case study”. Critical Perspectives on Accounting, vol. 80, n. 102130, 2021.

DHARMAWAN, Y. S. et al. “Inter-dependencies on BPM maturity model capability factors in deriving BPM roadmap”. Procedia Computer Science, vol. 161, n. 2, 2019.

DREYER-GIBNEY, K. et al. “Power and politics in New Service Development: An insider action research study”. Systemic Practice and Action Research, vol. 35, n. 2, 2022.

GUEROLA-NAVARRO, V. et al. “Customer relationship management and its impact on innovation: A literature review”. Journal of Business Research, vol. 129, 2021.

HADDAD, C. R. et al. “Process improvement for professionalizing non-profit organizations: BPM approach”. Business Process Management Journal, vol. 22, n. 3, 2016.

IBGC -Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Governança corporativa e boas práticas de comunicação. São Paulo: IBGC, 2017. Disponível em: . Acesso em: 09/04/2024.

OLIVEIRA, G. S. et al. “Uma análise da gestão dos processos e da implementação das parcerias público-privadas no campus pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 9, n. 26, 2022.

OTTONI-WILHELM, M. et al. “Charitable giving role-modeling: parent transmission frequency and adolescent reception”. Oxford Economic Papers, vol. 75, n. 4, 2023.

ROUAULT, J.; ALBERTINI, E. “Reconciling the social sector with external accountability requirements: Lessons from stewardship theory”. Journal of Business Research, vol. 142, n. 1, 2022.

SALAMON, L. M. et al. “Conceptualizing, measuring, and theorizing the third sector: Embedding statistical and methodological developments awaiting broader scholarly take-up”. VOLUNTAS: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, vol. 34, n. 1, 2023.

SANTOS, D. W. et al. “Ocupações artístico-culturais: a emancipação humana pela ressignificação do trabalho e apropriação do direito à cidade”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 17, n. 49, 2024

VAN LOOY, A.; DEVOS, J. “A roadmap for (un)successful BPM: positivist case studies”. Business Process Management Journal, vol. 25, n. 5, 2019.