O “NOVO NORMAL” DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES DECORRENTES DA PANDEMIA DA COVID-19

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Adriane Cássia Silva Coitinho
Rogers Alexander Boff
Lovani Volmer
Rosemari Lorenz Martins
Valéria Koch Barbosa

Resumo

A educação é direito fundamental, no entanto, para as pessoas com deficiência, o acesso é historicamente marcado por inúmeros desafios, tendo em vista que os processos de inclusão escolar desafiam os sistemas educacionais em qualquer que seja seu nível ou etapa. Nessa perspectiva, este estudo, de abordagem qualitativa e exploratória, ancorado no método da hermenêutica educacional, objetiva analisar as implicações decorrentes da pandemia da Covid-19 na Educação Especial brasileira, especialmente, no cenário pós-pandêmico. Os resultados demonstram o agravamento das vulnerabilidades socioeconômicas, cujos reflexos no “novo normal” são ainda piores para a educação especial, pois as consequências ocasionadas pelo isolamento social, a falta de formação adequada dos professores, as dificuldades de acesso às tecnologias e aos atendimentos multiprofissionais comprometeram e trouxeram retrocessos. Conclui-se, assim, que há necessidade de se romper definitivamente com a forma tradicional pela qual as políticas públicas vêm sendo, de maneira geral, elaboradas e, principalmente, executadas, para que os direitos assegurados no ordenamento jurídico pátrio cheguem efetivamente ao alcance de todos, consolidando e efetivando, desse modo, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

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Como Citar
COITINHO, A. C. S.; BOFF, R. A.; VOLMER, L.; MARTINS, R. L. .; BARBOSA, V. K. . O “NOVO NORMAL” DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES DECORRENTES DA PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 50, p. 94–109, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10699410. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3309. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Valéria Koch Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Graduada em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), e em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição. Professora do Curso de graduação em Direito da Universidade Feevale.

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