O “NOVO NORMAL” DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES DECORRENTES DA PANDEMIA DA COVID-19
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Resumo
A educação é direito fundamental, no entanto, para as pessoas com deficiência, o acesso é historicamente marcado por inúmeros desafios, tendo em vista que os processos de inclusão escolar desafiam os sistemas educacionais em qualquer que seja seu nível ou etapa. Nessa perspectiva, este estudo, de abordagem qualitativa e exploratória, ancorado no método da hermenêutica educacional, objetiva analisar as implicações decorrentes da pandemia da Covid-19 na Educação Especial brasileira, especialmente, no cenário pós-pandêmico. Os resultados demonstram o agravamento das vulnerabilidades socioeconômicas, cujos reflexos no “novo normal” são ainda piores para a educação especial, pois as consequências ocasionadas pelo isolamento social, a falta de formação adequada dos professores, as dificuldades de acesso às tecnologias e aos atendimentos multiprofissionais comprometeram e trouxeram retrocessos. Conclui-se, assim, que há necessidade de se romper definitivamente com a forma tradicional pela qual as políticas públicas vêm sendo, de maneira geral, elaboradas e, principalmente, executadas, para que os direitos assegurados no ordenamento jurídico pátrio cheguem efetivamente ao alcance de todos, consolidando e efetivando, desse modo, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
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