CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN THINKING PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
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Resumo
O Design Thinking e o Pensamento Computacional podem ser considerados duas competências importantes para resolução dos problemas na contemporaneidade, sendo relevante desenvolvê-las durante todas as etapas da educação. Desse modo, buscar trabalhos científicos que trazem relatos de experiência da aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem que buscaram desenvolver ambas as competências é um bom caminho para que professores conheçam a temática e se apropriem dela. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar produções científicas que apresentam relatos de experiências de situações pedagógicas onde foram realizadas atividades de ensino-aprendizagem que buscaram desenvolver as competências relacionadas ao Pensamento Computacional e/ou Design Thinking entre estudantes. Para tal, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura, em bases como Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Buscador integrado EDS (EBSCO DISCOVERY SCIENCE) da Universidade Federal de Sergipe, Portal de Periódicos da CAPES, OasisBr e Scopus. Identificamos 6 pesquisas que atendiam às diretrizes do trabalho, as quais foram analisadas na íntegra. Como resultados, percebemos que as pesquisas que adotam o Design Thinking para o desenvolvimento do Pensamento computacional, baseiam-se nas fases já consolidadas por empresas como IDEO, Stanford Design School e IBM. As técnicas mais utilizadas são o brainstorming e a prototipagem. O ensino fundamental foi o nível educacional mais trabalhado pelos estudos da amostra. Por fim, verificamos que o Design thinking melhora a capacidade de resolução de problemas, potencializa a criatividade, promove a colaboração e aumenta a motivação dos estudantes, quando adotado para o ensino do Pensamento Computacional. A RSL contribuiu para provocar a atenção sobre o Design Thinking e o Pensamento Computacional, que podem ser trabalhadas separadamente ou combinadas, ao passo que demonstra etapas e recursos que vêm sendo utilizados para o desenvolvimento destas competências entre estudantes, incentivando professores a conhecerem as temáticas, apropriarem-se delas de modo a desenvolvê-las em si próprios e com seus aprendentes.
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