DESIGN SCIENCE RESEARCH PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARTEFATOS EDUCACIONAIS
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Resumo
O paradigma de pesquisa Design Science visa nortear investigações que tenham como objetivo o desenvolvimento de artefatos que possam solucionar problemas reais, inclusive educacionais. Tal paradigma pode ser operacionalizado pela metodologia Design Science Research. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi identificar teses e dissertações que adotaram a Design Science Research como metodologia de pesquisa para a produção de artefatos destinados a solucionar problemas no contexto da educação. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, identificamos que as pesquisas têm se debruçado, em sua maioria, em desenvolver artefatos focados no ensino superior. Boa parte das pesquisas realizadas, ainda que com o foco educacional, são realizadas em programas de Pós-graduação de áreas como Design e Engenharia e Gestão do Conhecimento. Os "métodos" são o tipo de artefato mais elaborado, cuja avaliação se dá, principalmente, via rodadas de avaliação com especialistas por meio da aplicação de questionários. Por fim, apesar da Design Science Research demandar uma comunicação dos resultados além das publicações acadêmicas, ainda existe uma limitação no atendimento deste aspecto. Conclui-se, então, que a Design Science Research é uma metodologia que precisa ser mais explorada nos Programas de Pós-graduação em Educação, onde mestrandos e doutorandos conhecem de perto os desafios do cotidiano das instituições de ensino e, por isso, podem propor artefatos adequados para melhoria de suas realidades.
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