ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DO GEOGEBRA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste texto teve-se como objetivo analisar a aprendizagem de alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre as medidas estatísticas de centralidade e de dispersão, usando como metodologia de ensino a modelagem matemática e como recurso didático o software GeoGebra. Trata-se, portanto, de um ensaio científico com abordagem qualitativa do tipo intervenção e foi realizada com quinze estudantes de uma escola pública de São Luís/MA, durante o primeiro semestre letivo de 2023. Os resultados revelaram que alguns alunos apresentaram dificuldades em interpretar os resultantes do cálculo das medidas de dispersão, variância e desvio padrão. Contudo, a maioria dos estudantes conseguiu calcular essas medidas estatísticas durante a aplicação das atividades propostas. Observou-se que os alunos ficaram mais motivados e interessados nas aulas com o uso do GeoGebra, isso permitiu-lhes maior engajamento e apropriação da estatística estudada. Constatou-se também que o ensino de estatística por meio da modelagem matemática permitiu a mediação do professor com os alunos possibilitando a eles analisarem situações reais do cotidiano deles.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALENCAR, E. S.; BUENO, S. Modelagem matemática e inclusão. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
ALMEIDA, L. M. W. “Considerations on the use of mathematics in modeling activities”. ZDM: The International Journal on Mathematics Education, vol. 50, 2018.
AMARAL. et al. “Desafio curricular: desenvolvimento da pesquisa científica do Ensino Médio à Graduação”. PEER Review, vol. 5, n. 22, 2023.
ARAÚJO, L. C. L.; NÓBREGA, J. C. C. Aprendendo matemática com o GeoGebra. São Paulo: Editora Exato, 2010.
BARBOSA, J. C. “Modelagem matemática: o que é? por quê? como?” Veritati, n. 4, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora Edições 70, 2011.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
BURAK, D.; ARAGÃO, R. M. R. A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa. Curitiba: Editora CRV, 2012.
CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011.
FIORENTINI, D. et al. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Editora Autores Associados, 2009.
GEOGEBRA. “O que é o GeoGebra?”. GeoGebra [2020a]. Disponível em: . Acesso em: 25/06/2023.
GEOGEBRA. “Faça construções com o GeoGebra”. GeoGebra [2020b]. Disponível em: . Acesso em: 25/06/2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
GONTIJO, C. H. “Creativity Techniques to Stimulate Mathematical Thinking. Education and Mathematics”. Journal of the Association of Teachers of Mathematics, n. 135, 2015.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Editora Papirus, 2012.
MARTINS, S. P. et al. “O lugar das tecnologias na educação básica: um estado do conhecimento dos anais do EDUCERE (2008-2019)”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 43, 2023
MEDEIROS, I. A. A.; NERES. R. L. “Las tecnologias digitales em la enseñanza de las matemáticas, frente a la pandemia de covid 19 em la ciudad de São João do Sóter – MA”. UNION: Revista Iberoamericna de Educacion Matemática, n.63, 2021.
MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em educação matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.
NASCIMENTO, E. G. A. “Avaliação do uso do software GeoGebra no ensino de Geometria: reflexões da prática na escola”. Actas de La Conferência Latinoamericana de GeoGebra. Montevideo: GeoGebra, 2012.
RODRIGUES, M. U. “Contextualizando a Análise de Conteúdo como procedimento de análise de dados em pesquisas qualitativas”. In: RODRIGUES, M. U. (org.). Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas na área da Educação Matemática. Curitiba: Editora CRV, 2019.
SILVA, J. G. et al. “Ensino de Matrizes na Educação Básica: uma experiência com criptografia”. PEER Review, vol. .5, n. 21, 2023.
SOUSA, L. A. R. et al. “Matemática e inclusão: práticas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 46, 2023.