ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DO GEOGEBRA

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Patrícia Azevedo de Oliveira
Raimundo Luna Neres

Resumo

Neste texto teve-se como objetivo analisar a aprendizagem de alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre as medidas estatísticas de centralidade e de dispersão, usando como metodologia de ensino a modelagem matemática e como recurso didático o software GeoGebra. Trata-se, portanto, de um ensaio científico com abordagem qualitativa do tipo intervenção e foi realizada com quinze estudantes de uma escola pública de São Luís/MA, durante o primeiro semestre letivo de 2023. Os resultados revelaram que alguns alunos apresentaram dificuldades em interpretar os resultantes do cálculo das medidas de dispersão, variância e desvio padrão. Contudo, a maioria dos estudantes conseguiu calcular essas medidas estatísticas durante a aplicação das atividades propostas. Observou-se que os alunos ficaram mais motivados e interessados nas aulas com o uso do GeoGebra, isso permitiu-lhes maior engajamento e apropriação da estatística estudada. Constatou-se também que o ensino de estatística por meio da modelagem matemática permitiu a mediação do professor com os alunos possibilitando a eles analisarem situações reais do cotidiano deles.


 

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Como Citar
OLIVEIRA , P. A. de .; NERES, R. L. ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DO GEOGEBRA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 535–548, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10221741. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2709. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Patrícia Azevedo de Oliveira , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

ão

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