POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Daniara Rayane e Silva
Isaque Santos Souza
Eduardo Henrique Andrade Monção de Sousa
Aliny Karla da Cunha
Fausto de Melo Faria Filho

Resumo

A Educação Sexual é um dos temas transversais propostos em documentos que regem a  educação nacional brasileira. Entretanto, mesmo tendo respaldo legal, na prática, os professores, em geral, ainda possuem muita dificuldade em abordar o tema em sala de aula. O trabalho tem por objetivo analisar as políticas públicas de educação sexual no contexto escolar e suas relações com o ensino de ciências por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério de Educação e Cultura e Documento Curricular para Goiás (DG-GO). O estudo  realizado foi de caráter qualitativo e caracterizado como uma análise documental com  perfil de pesquisa bibliográfica. Verificou-se que os PCNs são de caráter  transdisciplinar e que abrange os fatores sociais e biológicos da sexualidade. Porém, a  BNCC apresenta a maior parte apenas das habilidades biológicas, as quais são  trabalhadas somente na disciplina de ciências. Já no DC-GO possui um enfoque biológico, apesar de tratar sobre educação sexual no componente curricular de artes e educação física. Dessa forma, os documentos analisados constatam um retrocesso nas políticas públicas relacionadas à educação sexual.

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Como Citar
SILVA, D. R. e; SOUZA, I. S.; SOUSA, E. H. A. M. de; CUNHA, A. K. da; FARIA FILHO, F. de M. . POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 190–202, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7807311. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1122. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Ensaios

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