NO ATUAL ESTÁGIO DA PANDEMIA, NÓS ENTRAMOS NO MODO DESLIGAMENTO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luís Paulo Souza e Souza
Rodolpho Gomes Pereira
Antônia Gonçalves de Souza

Resumo

O presente ensaio emerge de reflexões sobre como a pandemia da COVID-19 tem se desenrolado no Brasil e sobre como os brasileiros têm se sentindo em meio a tanto caos. Além do vírus, só a irresponsabilidade avança neste país. A partir da ineficiência do atual governo e de um grupo de brasileiros que insistem em sair às ruas sem máscaras, insistem em lotar os bares, restaurantes e as praias, como se estivessem vivendo num mundo paralelo, como se tudo estivesse sob controle, relativizando os óbitos [que poderiam ser evitados, contudo, só aumentam], a sensação de outra parte dos brasileiros é de impotência e raiva, com uma vontade imensa de entrar num modo “desligamento”. Afinal de contas, achamos que não exista um ser deste país com alguma noção da realidade que não esteja se sentindo emocionalmente exausto.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUZA E SOUZA, L. P.; GOMES PEREIRA, R. .; GONÇALVES DE SOUZA, A. . NO ATUAL ESTÁGIO DA PANDEMIA, NÓS ENTRAMOS NO MODO DESLIGAMENTO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 14, p. 127–130, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4516754. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/241. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Luís Paulo Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto do Curso de Graduação em Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Rodolpho Gomes Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Acadêmico do Curso de Graduação em Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), campus Contagem. Brasil.

Antônia Gonçalves de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Pesquisadora do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Brasil.

Referências

BRASIL. COVID-19. Painel Coronavírus. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 04 jan. 2021.

SANTOS, H. L. P. C. et al. “Necropolítica e reflexões acerca da população negra no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: uma revisão bibliográfica”. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 25, n. 2, 2020.

SOUZA e SOUZA, L. P. “Trabalhadores da enfermagem na pandemia da COVID-19 no BRASIL: quem tem cuidado de quem cuida?”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 11, 2020.

SOUZA e SOUZA, L. P.; SOUZA, A. G.; TIRELLI, C. “COVID-19 no Brasil: seguimos no mesmo mar, mas não nos mesmos barcos”. Comunicação em Ciências da Saúde, vol. 31, n. 3, 2020.