NO ATUAL ESTÁGIO DA PANDEMIA, NÓS ENTRAMOS NO MODO DESLIGAMENTO
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente ensaio emerge de reflexões sobre como a pandemia da COVID-19 tem se desenrolado no Brasil e sobre como os brasileiros têm se sentindo em meio a tanto caos. Além do vírus, só a irresponsabilidade avança neste país. A partir da ineficiência do atual governo e de um grupo de brasileiros que insistem em sair às ruas sem máscaras, insistem em lotar os bares, restaurantes e as praias, como se estivessem vivendo num mundo paralelo, como se tudo estivesse sob controle, relativizando os óbitos [que poderiam ser evitados, contudo, só aumentam], a sensação de outra parte dos brasileiros é de impotência e raiva, com uma vontade imensa de entrar num modo “desligamento”. Afinal de contas, achamos que não exista um ser deste país com alguma noção da realidade que não esteja se sentindo emocionalmente exausto.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BRASIL. COVID-19. Painel Coronavírus. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 04 jan. 2021.
SANTOS, H. L. P. C. et al. “Necropolítica e reflexões acerca da população negra no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: uma revisão bibliográfica”. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 25, n. 2, 2020.
SOUZA e SOUZA, L. P. “Trabalhadores da enfermagem na pandemia da COVID-19 no BRASIL: quem tem cuidado de quem cuida?”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 11, 2020.
SOUZA e SOUZA, L. P.; SOUZA, A. G.; TIRELLI, C. “COVID-19 no Brasil: seguimos no mesmo mar, mas não nos mesmos barcos”. Comunicação em Ciências da Saúde, vol. 31, n. 3, 2020.