A CRESCENTE INFLUÊNCIA CHINESA NO CENÁRIO GLOBAL: ALGUMAS PERCEPÇÕES
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A China é considerada uma das principais potências econômicas mundiais e tem uma importante parceria comercial com diversos países, elementos que fizeram com que o país ganhasse grande relevância no cenário global. O presente artigo tem como objetivo analisar de maneira crítica a influência da China no Sistema Internacional e as suas implicações em relação ao mundo ocidental. Sendo assim, este trabalho abordará a ascensão da China como gigante econômico; seu crescente papel como principal parceiro comercial de outros Estados; o megaprojeto multilateral conhecido como Iniciativa Cinturão e Rota, que têm permitido com que a China ganhe ainda mais importância e poder; e a recente Guerra Comercial com os Estados Unidos. Por conseguinte, estes fatos tornam o gigante asiático um forte concorrente que desafia a primazia estadunidense, o que pode originar uma mudança na ordem internacional.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ARRIGHI, Giovanni. O Longo Século XX. Rio de Janeiro: Editora UNESP, 1996.
BENVENUTO, Laura Martucci. “A Nova Rota da Seda: conquistas e controvérsias”. Anais do X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa. Rio de Janeiro: ABED, 2018.
G1. “Com pandemia, economia da China encolhe 6,8% no 1º trimestre, primeira queda da série histórica”. G1 [16/04/2020]. Disponível em: <https://g1.globo.com>. Acesso em: 05/10/2020.
LIU, Weidong; DUNFORD, Michael. “Inclusive globalization: unpacking China's Belt and Road Initiative”. Area Development and Policy, vol. 1, n. 3, September, 2016.
PENNAFORTE, Charles. Movimentos antissistêmicos e Relações Internacionais. Pelotas: Editora UFPEL, 2020.
WALLERSTEIN, Immanuel. O Declínio do Poder Americano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.