DA POLÍTICA DE CONSTITUIÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO AO EFETIVO TRABALHO DOCENTE

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Patrícia Gouvêa Nunes
Rosenilde Nogueira Paniago
Teresa Sarmento

Resumo

O presente texto apresenta um recorte de pesquisa sobre o trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência de Tecnologia (IF), no Brasil. O trabalho docente nos IF é evidenciado em discussões teóricas que tratam da formação de professores no contexto da EPT que, por sua vez, ante o cenário histórico da docência na EPT, precisam tratar das especificidades para a atuação docente nos IF, já que os professores, compreendidos como docentes trabalhadores, carecem de uma sólida formação diante do cenário histórico em se constituiu-se os IF. Assim, este ensaio objetiva analisar, em termos legislativos, o trabalho docente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) a partir do contexto histórico da política Lei nº 11.892/2008. De paradigma qualitativo, este ensaio utilizou-se do levantamento e análise de documentos legislativos sobre os direcionamentos dos IF, desde seus antecedentes até sua criação da RFEPCT, em 2008, por meio da análise de conteúdo. Podemos aferir neste ensaio, que ao buscar a historicidade do contexto de constituição da instituição identificou-se nuances que chamam a atenção a problematização quanto ao exercício da docência nos IF, uma vez que a lei de transição de caracterização de CEFET e Escolas Agrícolas para IF, não trazia clareza quanto às especificidade das ações previstas aos(as) docentes que ali estavam ingressando, em 2008, ante o ensino verticalizado proposto na referida lei de implantação da RFEPCT, e por conseguinte, após 15 anos de implantação, datado em 2023, infere-se que é preciso avançar na efetivação das políticas de formação para trabalho docente nestas instituições ante a especificidade destacada na lei de implantação dos IF – o ensino verticalizado.

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Como Citar
NUNES, P. G.; PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. DA POLÍTICA DE CONSTITUIÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO AO EFETIVO TRABALHO DOCENTE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 46, p. 457–478, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10042545. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2399. Acesso em: 12 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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