ATUAÇÃO RELIGIOSA NO PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO CARCERÁRIO DE ACORDO COM A LEI DE EXECUÇÃO PENAL E SUA APLICABILIDADE NA APAC
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Mesmo estando em situação de privação de liberdade, o apenado deve ter acesso às práticas de atividades religiosas como direito, independente da religião seguida. Com esse intuito, a Lei de Execução Penal (LEP), que dispõe sobre as regulamentações do sistema penal brasileiro, incentiva sua prática prezando pela reintegração do condenado à sociedade. A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) se apresenta enquanto uma instituição seguidora da LEP auxiliando na administração do cumprimento da pena, valorizando a religião e a espiritualidade com o intuito de promover a reintegração do detento à sociedade. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a influência da atuação religiosa no processo de reintegração social do carcerário de acordo com as diretrizes da LEP na APAC de Viçosa - MG. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, exploratório utilizando-se o estudo de caso como investigação empírica de um fenômeno contemporâneo em profundidade. O método utilizado foi o levantamento bibliográfico, documental, além da entrevista semiestruturada com detentos, ex-detentos e funcionário da APAC. Para a análise de dados privilegiou-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que a proposta religiosa da APAC está de acordo com as regulamentações da LEP em sua maioria, mas apresenta discordância na imposição de o detento possuir uma religião e participar obrigatoriamente das atividades relacionadas a ela. Verificou-se que as atividades religiosas apresentam o intuito de controle social a partir de atitudes moralistas o que problematiza-se o vínculo estatal com instituições de natureza religiosa. Foi possível concluir que as metodologias utilizadas pela APAC repercutiram positivamente na reintegração social do carcerário, levando em conta o baixo índice de reincidência e os relatos dos mesmos manifestando mudanças de comportamento e mentalidade em função da experiência religiosa vivenciada enquanto detento.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALMEIDA, L. “Religião no Pensamento Político de Nicolau Maquiavel”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 7, n. 19, 2021.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. “Do lixo à cidadania”. APAC Viçosa [2023]. Disponível em: . Acesso em: 19/09/2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70; 1977.
BERNARDI, C. J; CASTILHO, M. A. “A religiosidade como elemento do desenvolvimento humano”. Revista Interações, vol. 17, n. 4, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2023.
BRASIL, Decreto n. 119-A, de 07 de janeiro de 1890. Rio de Janeiro: Congresso Brasileiro, 1890. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2023.
BRASIL. Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984. Brasília: Planalto, 1984. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2023.
FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados. “O que é APAC?”. Portal FBAC. [2023]. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2023.
FREITAS, M. M. “Religião nos presídios: Contribuição na transformação da conduta do detento”. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, vol. 11, n. 6, 2019.
FRIEDE, R. “Direito, religião e moral enquanto instrumentos de controle social”. Revista Jus Navigandi, vol. 27, n. 7037, 2022.
IAMAMOTO, M.; CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
MARCUS, Z.; MCCULLOUGH, M. E. “Does religion make people more self-controlled? A review of research from the lab and life”. Revista Current Opiniom in Psychology, vol. 40, 2021.
MARTO, C. V. Análise dos Efeitos da Atuação Religiosa no Cotidiano Prisional e na Reinserção dos Detentos a partir da Experiência das APAC (Dissertação de Mestrado em Economia Doméstica). Viçosa: UFV, 2023.
MATOS, G. M. “A Atuação Da Religião Na Reintegração Social Do Condenado”. Revista Jurídica, vol. 21, n. 1, 2021.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA. Levantamento sobre prestação de assistência religiosa no sistema penitenciário brasileiro. Brasília: Ministério da Justiça, 2021. Disponível em: Acesso em: 17/09/2023.
PEDRO, A. P. “Ética, Moral, Axiologia e Valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum”. Revista Kriterion, n. 130, 2014.
TRINDADE, L. P; RAMOS, C. F. A. “Método APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados como Alternativa à crise penitenciária no Brasil”. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE, vol. 8, n. 11, 2022.
WEISS, R. “Durkheim e as Formas Elementares da Vida Religiosa”. Revista Debates do NER, vol. 13, n. 22, 2012.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Editora Artmed, 2003.