ATUAÇÃO RELIGIOSA NO PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO CARCERÁRIO DE ACORDO COM A LEI DE EXECUÇÃO PENAL E SUA APLICABILIDADE NA APAC

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isadora Renault Grossi Penna Esteves
Márcia Barroso Fontes
Cristiano Viana Marto

Resumo

Mesmo estando em situação de privação de liberdade, o apenado deve ter acesso às práticas de atividades religiosas como direito, independente da religião seguida. Com esse intuito, a Lei de Execução Penal (LEP), que dispõe sobre as regulamentações do sistema penal brasileiro, incentiva sua prática prezando pela reintegração do condenado à sociedade. A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) se apresenta enquanto uma instituição seguidora da LEP auxiliando na administração do cumprimento da pena, valorizando a religião e a espiritualidade com o intuito de promover a reintegração do detento à sociedade. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a influência da atuação religiosa no processo de reintegração social do carcerário de acordo com as diretrizes da LEP na APAC de Viçosa - MG. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, exploratório utilizando-se o estudo de caso como investigação empírica de um fenômeno contemporâneo em profundidade. O método utilizado foi o levantamento bibliográfico, documental, além da entrevista semiestruturada com detentos, ex-detentos e funcionário da APAC. Para a análise de dados privilegiou-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que a proposta religiosa da APAC está de acordo com as regulamentações da LEP em sua maioria, mas apresenta discordância na imposição de o detento possuir uma religião e participar obrigatoriamente das atividades relacionadas a ela. Verificou-se que as atividades religiosas apresentam o intuito de controle social a partir de atitudes moralistas o que problematiza-se o vínculo estatal com instituições de natureza religiosa. Foi possível concluir que as metodologias utilizadas pela APAC repercutiram positivamente na reintegração social do carcerário, levando em conta o baixo índice de reincidência e os relatos dos mesmos manifestando mudanças de comportamento e mentalidade em função da experiência religiosa vivenciada enquanto detento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ESTEVES, I. R. G. P. .; FONTES , M. . B.; MARTO, C. V. ATUAÇÃO RELIGIOSA NO PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO CARCERÁRIO DE ACORDO COM A LEI DE EXECUÇÃO PENAL E SUA APLICABILIDADE NA APAC. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 45, p. 700–721, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8381496. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2223. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALMEIDA, L. “Religião no Pensamento Político de Nicolau Maquiavel”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 7, n. 19, 2021.

APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. “Do lixo à cidadania”. APAC Viçosa [2023]. Disponível em: . Acesso em: 19/09/2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70; 1977.

BERNARDI, C. J; CASTILHO, M. A. “A religiosidade como elemento do desenvolvimento humano”. Revista Interações, vol. 17, n. 4, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2023.

BRASIL, Decreto n. 119-A, de 07 de janeiro de 1890. Rio de Janeiro: Congresso Brasileiro, 1890. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2023.

BRASIL. Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984. Brasília: Planalto, 1984. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2023.

FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados. “O que é APAC?”. Portal FBAC. [2023]. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2023.

FREITAS, M. M. “Religião nos presídios: Contribuição na transformação da conduta do detento”. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, vol. 11, n. 6, 2019.

FRIEDE, R. “Direito, religião e moral enquanto instrumentos de controle social”. Revista Jus Navigandi, vol. 27, n. 7037, 2022.

IAMAMOTO, M.; CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Editora Cortez, 2006.

MARCUS, Z.; MCCULLOUGH, M. E. “Does religion make people more self-controlled? A review of research from the lab and life”. Revista Current Opiniom in Psychology, vol. 40, 2021.

MARTO, C. V. Análise dos Efeitos da Atuação Religiosa no Cotidiano Prisional e na Reinserção dos Detentos a partir da Experiência das APAC (Dissertação de Mestrado em Economia Doméstica). Viçosa: UFV, 2023.

MATOS, G. M. “A Atuação Da Religião Na Reintegração Social Do Condenado”. Revista Jurídica, vol. 21, n. 1, 2021.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA. Levantamento sobre prestação de assistência religiosa no sistema penitenciário brasileiro. Brasília: Ministério da Justiça, 2021. Disponível em: Acesso em: 17/09/2023.

PEDRO, A. P. “Ética, Moral, Axiologia e Valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum”. Revista Kriterion, n. 130, 2014.

TRINDADE, L. P; RAMOS, C. F. A. “Método APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados como Alternativa à crise penitenciária no Brasil”. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE, vol. 8, n. 11, 2022.

WEISS, R. “Durkheim e as Formas Elementares da Vida Religiosa”. Revista Debates do NER, vol. 13, n. 22, 2012.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Editora Artmed, 2003.