A CRISE ENTRE EUA E IRÃ: BREVE HISTÓRICO E PERSPECTIVA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vinicius Modolo Teixeira

Resumo

Esse texto aponta para uma longa trajetória de crises entre os EUA e Irã como base para compreender a mais recentes tensões entre os dois países. Vista como uma das mais graves disputas em décadas, a tensão desencadeada pelo assassinato do General iraniano Qassen Soleimani revela uma intricada disputa pela influência política, religiosa e militar na região do Golfo Pérsico, capaz de atrair as grandes potências para a região, por meio de alianças militares e Organizações de Cooperação em Defesa. Nesse sentido, o objetivo deste ensaio é levantar uma série de acontecimentos das relações entre esses dois atores, de forma resumida, e apontar algumas linhas de ação que poderão se apresentar na geopolítica do Oriente Médio.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
TEIXEIRA, V. M. . A CRISE ENTRE EUA E IRÃ: BREVE HISTÓRICO E PERSPECTIVA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 1, n. 1, p. 10–16, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3760042. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/181. Acesso em: 25 out. 2021.
Seção
Ensaios

Referências

GADDIS, John Lewis. Strategies of Cointainment. Oxford: Oxford University Press, 2005.

MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. A Desordem Mundial: o espectro da total dominação – guerras por procuração, terror, caos e catástrofes humanitárias. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2016.

MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. A Segunda Guerra Fria: geopolítica e dimensão estratégica dos Estados Unidos - Das rebeliões na Eurásia à África do Norte e ao Oriente Médio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

SPYKMAN, Nicholas J. America´s Strategy in World Politics. New Brunswick, Transaction Publishers, 2008.