A CRISE ENTRE EUA E IRÃ: BREVE HISTÓRICO E PERSPECTIVA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esse texto aponta para uma longa trajetória de crises entre os EUA e Irã como base para compreender a mais recentes tensões entre os dois países. Vista como uma das mais graves disputas em décadas, a tensão desencadeada pelo assassinato do General iraniano Qassen Soleimani revela uma intricada disputa pela influência política, religiosa e militar na região do Golfo Pérsico, capaz de atrair as grandes potências para a região, por meio de alianças militares e Organizações de Cooperação em Defesa. Nesse sentido, o objetivo deste ensaio é levantar uma série de acontecimentos das relações entre esses dois atores, de forma resumida, e apontar algumas linhas de ação que poderão se apresentar na geopolítica do Oriente Médio.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
GADDIS, John Lewis. Strategies of Cointainment. Oxford: Oxford University Press, 2005.
MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. A Desordem Mundial: o espectro da total dominação – guerras por procuração, terror, caos e catástrofes humanitárias. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2016.
MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. A Segunda Guerra Fria: geopolítica e dimensão estratégica dos Estados Unidos - Das rebeliões na Eurásia à África do Norte e ao Oriente Médio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
SPYKMAN, Nicholas J. America´s Strategy in World Politics. New Brunswick, Transaction Publishers, 2008.