SERVIÇOS INAUGURAIS DE PSICOLOGIA ESCOLAR NO PIAUÍ: UM ESTUDO HISTORIOGRÁFICO

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Thayná Costa Santos
Isabelle Linhares Santos
Maycon Campos de Almeida
Leilanir de Sousa Carvalho
Fauston Negreiros

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a história dos Serviços Inaugurais da Psicologia Escolar no Piauí. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa com estudo do tipo exploratório e descritivo. Para isso, utilizou-se da perspectiva pluralista com o uso da historiografia e da história oral, que tem como objeto específico a realidade histórica em sua integridade. Enquanto critérios de inclusão os participantes foram escolhidos por terem: I) atuado em alguma das instituições que ofertaram os serviços inaugurais de Psicologia Escolar no Piauí; e II) realizado práticas de Psicologia Escolar. Frente a isso, participaram dessa pesquisa 12 profissionais da Psicologia que foram agrupados conforme as suas práticas em pelo menos uma das sete primeiras instituições a ofertar Serviços de Psicologia Escolar no estado do Piauí, das redes públicas e privadas de ensino. Como procedimento para a análise de dados foram construídos, a partir das transcrições das entrevistas, da posterior elaboração de núcleos de significados que resultaram na criação de quatro eixos temáticos, considerando os objetivos da pesquisa. A seguir: a) História dos serviços de Psicologia Escolar e Educacional/PEE no Piauí; b) Principais demandas educacionais; c) Práticas profissionais; d) Pressupostos teóricos e referências. Os resultados encontrados apontam para a inserção da psicologia escolar no estado de modo tardio, em comparação a estados brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, e com práticas características da PEE tradicional no país, com tendências individualizantes e patologizantes. Contudo, o cenário tem sofrido mudanças significativas quanto aos serviços, e é possível identificar transformações das práticas profissionais, sendo atualmente também embasadas na perspectiva da Psicologia Escolar Crítica, favorecendo novas perspectivas da PEE no estado.

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Como Citar
SANTOS, T. C. .; SANTOS , I. L.; ALMEIDA , M. C. de; CARVALHO , L. de S. .; NEGREIROS , F. . SERVIÇOS INAUGURAIS DE PSICOLOGIA ESCOLAR NO PIAUÍ: UM ESTUDO HISTORIOGRÁFICO . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 496–514, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8191177. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1757. Acesso em: 14 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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