PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTORIOGRAFIA DAS PRIMEIRAS ESCOLAS NORMAIS DO PIAUÍ

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Maycon Campos de Almeida
Thayná Costa Santos
Ellery Henrique Barros da Silva
Fauston Negreiros

Resumo

O estudo tem como objetivo investigar como era abordada a interface Psicologia e Educação enquanto disciplina na formação de professores nas primeiras Escolas Normais do Piauí. Seguiu-se pela investigação de produções acerca da historiografia da Psicologia da Educação diante da formação de tais professores. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, inspirada no instrumental teórico-metodológico da ciência histórica. O estudo é do tipo exploratório e descritivo, utilizando a perspectiva da historiografia pluralista. A pesquisa é composta por fontes historiográficas documentais, tendo como locais de pesquisa o acervo documental de sete instituições de ensino da rede particular e pública do estado do Piauí, a saber: Colégio Sagrado Coração de Jesus (Teresina - PI); Colégio Nossa Senhora das Graças (Parnaíba-PI); Colégio Diocesano (Teresina - PI) - da rede particular de ensino; e as escolas rede pública, como o Instituto Antônio Freire (Teresina-PI) e as Escolas Normais das cidades de Parnaíba, Floriano e Picos. Os resultados da pesquisa indicaram nos documentos, concepções acríticas e tradicionais em psicologia da educação na formação de professores, com ênfase a reducionismos na compreensão de processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, bem como tendência à culpabilização dos estudantes.

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Como Citar
ALMEIDA, M. C. de; SANTOS, T. C. .; SILVA, E. H. B. da .; NEGREIROS, F. . . PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTORIOGRAFIA DAS PRIMEIRAS ESCOLAS NORMAIS DO PIAUÍ. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 352–366, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8072340. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1533. Acesso em: 12 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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