A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE GÊNERO DE PROFESSORES

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Cátia Candido da Silva
Fabrícia Teixeira Borges

Resumo

Este artigo discute parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa de mestrado sobre as concepções de gênero dos professores da educação infantil realizada em uma universidade federal brasileira. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da religião na produção de significados das concepções de gênero de três professores da educação infantil. Adotou-se como perspectiva teórica a Psicologia Cultural com pressupostos das Teorias do Self dialógico e do Posicionamento. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas narrativas de histórias de vida e analisados a partir do Método de Análise Temática Dialógica por meio do qual foram identificados os temas e subtemas recorrentes nas narrativas. Os resultados indicaram a marcante presença da religião como elemento constitutivo das concepções de gênero dos professores e apontaram para a significativa influência dessas concepções em suas práticas pedagógicas. Tais achados apontam para a necessidade de a escola dispor de ocasiões que possibilitem o debate e a reflexão acerca dos impactos que as práticas pedagógicas pautadas em valores religiosos podem gerar na formação geral dos estudantes e da necessária reformulação dos cursos de formação dos professores acerca desta temática.

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Como Citar
SILVA, C. C. da .; BORGES, F. T. . A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE GÊNERO DE PROFESSORES. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 349–372, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8173054. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1716. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos

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