A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE GÊNERO DE PROFESSORES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cátia Candido da Silva
Fabrícia Teixeira Borges

Resumo

Este artigo discute parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa de mestrado sobre as concepções de gênero dos professores da educação infantil realizada em uma universidade federal brasileira. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da religião na produção de significados das concepções de gênero de três professores da educação infantil. Adotou-se como perspectiva teórica a Psicologia Cultural com pressupostos das Teorias do Self dialógico e do Posicionamento. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas narrativas de histórias de vida e analisados a partir do Método de Análise Temática Dialógica por meio do qual foram identificados os temas e subtemas recorrentes nas narrativas. Os resultados indicaram a marcante presença da religião como elemento constitutivo das concepções de gênero dos professores e apontaram para a significativa influência dessas concepções em suas práticas pedagógicas. Tais achados apontam para a necessidade de a escola dispor de ocasiões que possibilitem o debate e a reflexão acerca dos impactos que as práticas pedagógicas pautadas em valores religiosos podem gerar na formação geral dos estudantes e da necessária reformulação dos cursos de formação dos professores acerca desta temática.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA, C. C. da .; BORGES, F. T. . A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE GÊNERO DE PROFESSORES. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 349–372, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8173054. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1716. Acesso em: 14 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 2014.

BASTIDE, R. O candomblé da Bahia. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2001.

BAUCAL, A.; ZITTOUN, T. “Religion as dialogical resource: A Socio-cultural approach”. Integrative Psychological and Behavioral Science, vol. 47, 2013.

BELZEN, J. A. “Cultura, religião e self-dialógico: Raízes e caráter de uma Psicologia Cultural secular da religião”. Revista de Estudos da Religião, vol. 12, 2009.

BERG, P.; KOKKONEN, M. “Heteronormativity meets queering in physical education: the views of teachers and LGBTIQ+ students”. Physical Education and Sport Pedagogy, vol. 27, n. 4, 2022.

BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1997.

CASTRO, R. P.; FERRARI, A. “Currículo e formação em pedagogia: o que dizem estudantes sobre os paradoxos que marcam o trabalho com relações de gênero e sexualidades?” Revista Brasileira de Educação, n. 26, 2021.

CHAPMAN, R. “Moving beyond ‘gender-neutral’: creating gender expansive environments in early childhood Education.” Gender and Education, vol. 1, n. 34, 2022.

DI SANTO, M. S. et al. “Gênero e sexualidade em rodas de conversa: uma análise de projeto desenvolvido no Instituto Federal de Goiás (IFG), Campus Valparaíso”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.

HARRÉ, R.; VAN LANGENHOVE, L. “Introducing Positioning Theory”. In: HARRÉ, R.; VAN LANGENHOVE, L. (orgs.). Positioning Theory: Moral contexts of intentional action. Massachusetts: Blackwell Publishers, 2003.

HERMANS, H. “Voicing the self: From information processing to dialogical interchange”. American Psychological Association PsycNET, n. 119, 1996.

HERMANS, H. “The construction of a personal position repertoire: Method and practice”. Culture and Psychology, n. 7, 2001.

JOÃO PAULO II. Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edições CNBB, 1992.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M.W. “Entrevista narrativa”. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

JUNQUEIRA, R. D. “A invenção da ‘ideologia de gênero’: a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero”. Psicologia Política, vol. 18, n. 23, 2018.

KILEUY. O.; OXAGUIÃ, V. O Candomblé bem explicado: Nações Bantu, Iorubá e Fon. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2018.

KNOBLAUCH, A. “Religião, formação docente e socialização de gênero”. Educação e Pesquisa, vol. 3, n. 43, 2017.

KREITZ-SANDBERG, S.; LAHELMA, E. “Global Demands – Local Practices: Working towards Including Gender Equality in Teacher Education in Finland and Sweden”. Nordic Journal of Comparative and International Education, vol. 5, n. 1, 2021.

KRÜGER-FERNANDES, L.; RIBEIRO, L. D. M.; BORGES, F. T. “Análise Temática Dialógica Aplicada à Roda de Conversa com Crianças: uma explanação baseada em relato de pesquisa”. Revista Teias, vol. 22, 2021.

MADUREIRA, A. F. A.; BRANCO, A. U. “Gênero, sexualidade e desenvolvimento humano: Construindo uma cultura democrática na escola”. In: DESSEN, M. A.; MACIEL, D. A. (orgs.). A ciência do desenvolvimento humano: Desafios para a psicologia e a educação. Curitiba: Editora Juruá, 2014.

MYYRY, S. “Designing the Finnish basic education core curriculum: the issue of gender binarismo”. Gender and Education, vol. 34, n. 8, 2022.

MIOTELLO, V. “Ideologia”. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: Conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2007.

MOGHADDAM, F. M. “Reflexive positioning: Culture and private discourse”. In: HARRÉ, R.; VAN LANGENHOVE, L. (orgs.). Positioning theory: Moral contexts of intentional action. Massachusetts: Blackwell Publishers Ltd, 2003.

NELSON, J. D. “Relationships of (Re)imagining: Black Boyhood, the Race-gender Discipline Gap, and Early-childhood Teacher Education”. The New Educator, vol. 2, n. 16, 2020.

PRANDI, R. Mitologia dos orixás. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2001.

RAGGATT, P. T. F. “The dialogical self and thirdness: A semiotic approach to positioning using dialogical triads”. Theory and Psychology, n. 20, 2010.

ROJAS, E. B. “Heteronormatividad escolar en México: Reflexiones acerca de la vigilancia y castigo de la homosexualidad en la escuela”. Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana, n. 33, 2019.

ROSA, A. “The reflective mind and reflexivity in psychology: Description and explanation within a psychology of experience”. In: MARSICO, G.; RUGGIERI, R.A.; SALVATORE, S. (orgs.). Reflexitivy and Psychology. Charlotte: Information Age Publishing, Inc, 2016.

SILVA, A. D. P.; LIMA, S. R. O. “Gênero, Educação e Literatura: As Questões de Gênero em My Princess Boy de Cheryl Kilodavis”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 10, n. 29, 2022.

SILVA, C. C. “Religião, família, formação e profissão: a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores” (Dissertação de Mestrado em Psicologia). Brasília: UnB, 2017.

SILVA, C.; BORGES, F. “Análise temática dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas”. Linhas Críticas, vol. 23, n. 51, 2017.

SILVA, M. E. F. et al. “Gênero na formação em pedagogia: concepções de futuras (os) docentes a partir de cinco conceitos”. Educação em Revista, n. 37, 2021.

SHIH, Y.; WANG, R. “Incorporating gender issues into the classroom: Study on the teaching of gender-related courses in the general curriculum of Taiwan’s universities”. Policy Futures in Education, vol. 20, n. 1, 2022.

SOUZA, J. S.; ZAMPERETTI, M. P. “Entre formação de professores e suas práticas: Reflexões sobre o campo em disputa”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.

VALENZUELA-VALENZUELA, A.; VELÁSQUEZ, R. C. “Perspectiva de género en currículums educativos: obstáculos y avances en educación básica y media”. Revista Brasileira de Educação, n. 25, 2020.

VALSINER, J. Fundamentos da Psicologia Cultural: Mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Editora Artmed 2012.