MOTIVOS DE ABANDONO ESCOLAR NO BRASIL: ANÁLISE DE DADOS DA PNAD CONTÍNUA DE 2019

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Murilo Marques Costa
Alessandra dos Santos Pereira
Roseli Vieira Pires

Resumo

O presente estudo aborda a temática da evasão escolar no Brasil por meio da análise dos dados públicos disponíveis da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) de 2019. O tema se justifica pelo fato de ser considerado um dos maiores problemas enfrentados pela educação brasileira e diz respeito ao abandono escolar por diversos motivos (sociais, econômicos, pessoais, entre outros). Assim, o estudo norteou-se a partir do seguinte problema: “Quais os motivos que levaram a evasão escolar no Brasil no ano de 2019?”, tendo como objetivo geral analisar os motivos de abandono escolar no Brasil a partir dos dados da PNAD Contínua de 2019, no sentido de conceituar o termo evasão escolar, coletar dados disponíveis na referida base de dados relacionados aos motivos de abandono escolar, aplicar o Diagrama de Pareto aos dados coletados, analisando e contrastando os resultados com a opinião de autores que tratam da temática proposta. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e descritiva de série temporal, com abordagem qualitativa, exploratória e analítica. Para o tratamento e análise dos dados, utilizou-se, respectivamente, o sistema Microsoft Office Excel e a ferramenta de qualidade Diagrama de Pareto.

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Como Citar
COSTA, M. M. .; PEREIRA, A. dos S.; PIRES, R. V. . MOTIVOS DE ABANDONO ESCOLAR NO BRASIL: ANÁLISE DE DADOS DA PNAD CONTÍNUA DE 2019. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 104–120, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8111841. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1615. Acesso em: 14 maio. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Roseli Vieira Pires, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

 

 

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