ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO DO MODELO DO NEGÓCIO EM FINTECHS

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Isaque Guilhermando Köche
Daiana de Marco
Debora Bobsin
Geovana Barbieri

Resumo

O estudo buscou identificar as estratégias de inovação do modelo de negócio em fintechs do Rio Grande do Sul. A fim de atingir o objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizando do Business Model Canvas (BMC) e as estratégias de inovação do modelo de negócio de Caria (2017) como lente teórica. Como principais resultados, destaca-se as estratégias de inovação do modelo de negócio identificadas. Foram identificadas 4 novas estratégias de inovação do modelo de negócio nas fintechs estudadas que são elas: democratização dos serviços financeiros, transparência, foco em segmentos sub-atendidos e plataformas intuitivas. Desta forma, o estudo contribui para o campo acadêmico, visto que os desafios e os impactos das fintechs precisam ser compreendidos. Ademais, o framework Business Model Canvas estabelece modelos atuais e futuros, ilustra como o negócio faz sentido financeiramente e estrategicamente. Além disso, a utilização do BMC, para identificar estratégias de inovações se tornou ponto chave neste estudo. Na prática, o modelo de negócio constituído serve como um guia/mapa para gerentes do setor financeiro, bem como para as novas startups de serviços financeiros repensar seu modelo e assegurar sua performance no mercado.

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Como Citar
KÖCHE, I. G. .; MARCO, D. de; BOBSIN, D. .; BARBIERI, G. ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO DO MODELO DO NEGÓCIO EM FINTECHS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 403–423, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8072536. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1534. Acesso em: 14 dez. 2024.
Seção
Ensaios

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