FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO PANDÊMICO: RELATOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA MODALIDADE ON-LINE NO BRASIL

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Greice Castela Torrentes
Madalena Benazzi Meotti
Luana Rodrigues de Souza Oliveira

Resumo

Este artigo trata de uma formação docente por meio de um curso de extensão para docentes de línguas, ofertado na modalidade remota síncrona e assíncrona, no segundo semestre de 2020, durante a pandemia da Covid-19. O curso foi realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com foco na inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática docente. O objetivo deste artigo é refletir sobre as possíveis contribuições desse curso para que docentes de línguas conheçam aplicativos e passem a utilizá-los em suas aulas. O arcabouço teórico consiste em reflexões sobre formação continuada, TDIC e pedagogia dos multiletramentos. O percurso metodológico está pautado na perspectiva da Linguística Aplicada, com abordagem qualitativa-interpretativista. Reflete-se sobre o curso e as respostas dadas a questionários aplicados antes e ao término do curso. Os resultados revelam que o curso contribuiu para a formação dos participantes e suas práticas pedagógicas com o uso de aplicativos e em relação à reflexão sobre as TDIC nas aulas, e evidenciou que momentos como esses são relevantes para os docentes, tanto no período remoto emergencial quanto no pós-pandemia.

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Como Citar
TORRENTES, G. C. .; MEOTTI, M. B.; OLIVEIRA, L. R. de S. . FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO PANDÊMICO: RELATOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA MODALIDADE ON-LINE NO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 367–388, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8072641. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1532. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Artigos

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