FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO PANDÊMICO: RELATOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA MODALIDADE ON-LINE NO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Greice Castela Torrentes
Madalena Benazzi Meotti
Luana Rodrigues de Souza Oliveira

Resumo

Este artigo trata de uma formação docente por meio de um curso de extensão para docentes de línguas, ofertado na modalidade remota síncrona e assíncrona, no segundo semestre de 2020, durante a pandemia da Covid-19. O curso foi realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com foco na inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática docente. O objetivo deste artigo é refletir sobre as possíveis contribuições desse curso para que docentes de línguas conheçam aplicativos e passem a utilizá-los em suas aulas. O arcabouço teórico consiste em reflexões sobre formação continuada, TDIC e pedagogia dos multiletramentos. O percurso metodológico está pautado na perspectiva da Linguística Aplicada, com abordagem qualitativa-interpretativista. Reflete-se sobre o curso e as respostas dadas a questionários aplicados antes e ao término do curso. Os resultados revelam que o curso contribuiu para a formação dos participantes e suas práticas pedagógicas com o uso de aplicativos e em relação à reflexão sobre as TDIC nas aulas, e evidenciou que momentos como esses são relevantes para os docentes, tanto no período remoto emergencial quanto no pós-pandemia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
TORRENTES, G. C. .; MEOTTI, M. B.; OLIVEIRA, L. R. de S. . FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO PANDÊMICO: RELATOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA MODALIDADE ON-LINE NO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 367–388, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8072641. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1532. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALARCÃO, I. “Formação continuada como instrumento de profissionalização docente”. In.: VEIGA, I. P. A. (org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Editora Papirus, 2001.

ALMEIDA, A.; NUNES, L. F.; SILVA, V. T. “Educação em tempos de isolamento social: o ensino via Google Meet e Google Forms”. Pesquisa e Ensino, vol. 2, 2021.

BARROS, M. P. et al. “Formação Docente: Alguns desafios e demandas da formação de professores”. In: BARROS, M. P.; SENHORAS, E. M. (orgs.). Formação Docente: Debates Educacionais. Boa Vista: Editora IOLE, 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 05 mai.2023.

BRASIL. Referências para formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 mai.2023.

CAZDEN. C. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos: desenhando futuros sociais. Belo Horizonte: Editora LED, 2021.

CHIMENTÃO, L. K. “O significado da formação continuada docente”. Anais do Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. Curitiba: Secretaria de Estadual de Educação, 2009.

COSTA-HÜBES, T. C. O processo de formação continuada dos professores do Oeste do Paraná: um resgate histórico-reflexivo da formação em língua portuguesa (Tese de Doutorado em Estudos da Linguagem). Londrina: UEL, 2008.

DIAS, E.; PINTO, F. C. F. “A Educação e a Covid-19”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 28, n. 108, 2020.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N. How to teach English with technology. London: Pearson Longman, 2007.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em Educação. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.

FORMOSINHO, J. Formação contínua de professores: Realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.

GIUSTI, A. E. “Reflexiones sobre Educación y Tecnología Post-Pandemia”. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 28, 2021.

GONÇALVES, N. K. R.; AVELINO, W. F. “Estágio supervisionado em educação no contexto da pandemia da Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 10, 2020.

INSTITUTO PENÍNSULA. “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil”. Instituto Península [2020]. Disponível em: . Acesso em: 10/06/2023.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIMA, A. R. “Ressignificações sobre o uso pedagógico do celular a partir do ensino remoto emergencial”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 17, 2021.

MARQUES, R. “O professor em trabalho remoto no contexto da pandemia da Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 16, 2021.

MEOTTI, M. B.; TORRENTES, G. C. T.; OLIVEIRA, L. R. S. Tecnologia combina com sala de aula: aplicativos para professores experimentarem nas aulas de línguas. São Carlos: Editora Pedro e João, 2023.

MOITA LOPES, L. P. “Fotografia da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares”. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

MORAN, J. M. “Como utilizar a internet na educação”. Ciência da Informação, vol. 26, 1997.

PISCHETOLA, M. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

PRADA, L. E. A. Formação participativa de docentes em serviço. São Paulo: Editora Universitária, 1997.

ROCHA, R. S.; NAKAMOTO, P. T. “Tecnologias digitais de informação e comunicação na sociedade contemporânea: Um estudo teórico-crítico sobre sua utilização na educação”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 40, 2023.

ROJO, R. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Editora Parábola, 2019.

SANTOS, M. P. “Formação continuada de docentes na modalidade educação a distância no Brasil contemporâneo: repensando e in(ve)stigando teorias e práticas pedagógicas”. In: SANTOS, M. P. (org.) Formação docente: importância, estratégias e princípios. Curitiba: Editora Bagai, 2020.

TEIXEIRA, D. A. O.; NASCIMENTO, F. L. “Ensino remoto: o uso do Google Meet no período da pandemia da Covid-19”. In: NASCIMENTO, F. L.; SENHORAS, E. M. (orgs.). Ensino na Pandemia de COVID-19. Boa Vista: Editora IOLE, 2021.

TORRENTES, G. C. T.; MEOTTI, M. B. Tecnologia combina com sala de aula: aplicativos para professores experimentarem nas aulas de línguas. São Carlos: Editora Pedro e João, 2023.

TORRENTES, G. C. T.; VERGNANO-JUNGER, C. S. Tecnologia combina com sala de aula: aplicativos para professores experimentarem nas aulas de línguas. Uberlândia: Editora Navegando, 2021.

VALVERDE-BERROCOSO, J. et al. “The educational integration of digital technologies preCovid-19: Lessons for teacher education”. PLoS ONE, vol. 16, n. 8, 2021.