FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO PANDÊMICO: RELATOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA MODALIDADE ON-LINE NO BRASIL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo trata de uma formação docente por meio de um curso de extensão para docentes de línguas, ofertado na modalidade remota síncrona e assíncrona, no segundo semestre de 2020, durante a pandemia da Covid-19. O curso foi realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com foco na inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática docente. O objetivo deste artigo é refletir sobre as possíveis contribuições desse curso para que docentes de línguas conheçam aplicativos e passem a utilizá-los em suas aulas. O arcabouço teórico consiste em reflexões sobre formação continuada, TDIC e pedagogia dos multiletramentos. O percurso metodológico está pautado na perspectiva da Linguística Aplicada, com abordagem qualitativa-interpretativista. Reflete-se sobre o curso e as respostas dadas a questionários aplicados antes e ao término do curso. Os resultados revelam que o curso contribuiu para a formação dos participantes e suas práticas pedagógicas com o uso de aplicativos e em relação à reflexão sobre as TDIC nas aulas, e evidenciou que momentos como esses são relevantes para os docentes, tanto no período remoto emergencial quanto no pós-pandemia.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALARCÃO, I. “Formação continuada como instrumento de profissionalização docente”. In.: VEIGA, I. P. A. (org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Editora Papirus, 2001.
ALMEIDA, A.; NUNES, L. F.; SILVA, V. T. “Educação em tempos de isolamento social: o ensino via Google Meet e Google Forms”. Pesquisa e Ensino, vol. 2, 2021.
BARROS, M. P. et al. “Formação Docente: Alguns desafios e demandas da formação de professores”. In: BARROS, M. P.; SENHORAS, E. M. (orgs.). Formação Docente: Debates Educacionais. Boa Vista: Editora IOLE, 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 05 mai.2023.
BRASIL. Referências para formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 mai.2023.
CAZDEN. C. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos: desenhando futuros sociais. Belo Horizonte: Editora LED, 2021.
CHIMENTÃO, L. K. “O significado da formação continuada docente”. Anais do Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. Curitiba: Secretaria de Estadual de Educação, 2009.
COSTA-HÜBES, T. C. O processo de formação continuada dos professores do Oeste do Paraná: um resgate histórico-reflexivo da formação em língua portuguesa (Tese de Doutorado em Estudos da Linguagem). Londrina: UEL, 2008.
DIAS, E.; PINTO, F. C. F. “A Educação e a Covid-19”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 28, n. 108, 2020.
DUDENEY, G.; HOCKLY, N. How to teach English with technology. London: Pearson Longman, 2007.
ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em Educação. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.
FORMOSINHO, J. Formação contínua de professores: Realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.
GIUSTI, A. E. “Reflexiones sobre Educación y Tecnología Post-Pandemia”. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 28, 2021.
GONÇALVES, N. K. R.; AVELINO, W. F. “Estágio supervisionado em educação no contexto da pandemia da Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 10, 2020.
INSTITUTO PENÍNSULA. “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil”. Instituto Península [2020]. Disponível em: . Acesso em: 10/06/2023.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIMA, A. R. “Ressignificações sobre o uso pedagógico do celular a partir do ensino remoto emergencial”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 17, 2021.
MARQUES, R. “O professor em trabalho remoto no contexto da pandemia da Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 16, 2021.
MEOTTI, M. B.; TORRENTES, G. C. T.; OLIVEIRA, L. R. S. Tecnologia combina com sala de aula: aplicativos para professores experimentarem nas aulas de línguas. São Carlos: Editora Pedro e João, 2023.
MOITA LOPES, L. P. “Fotografia da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares”. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
MORAN, J. M. “Como utilizar a internet na educação”. Ciência da Informação, vol. 26, 1997.
PISCHETOLA, M. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.
PRADA, L. E. A. Formação participativa de docentes em serviço. São Paulo: Editora Universitária, 1997.
ROCHA, R. S.; NAKAMOTO, P. T. “Tecnologias digitais de informação e comunicação na sociedade contemporânea: Um estudo teórico-crítico sobre sua utilização na educação”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 40, 2023.
ROJO, R. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Editora Parábola, 2019.
SANTOS, M. P. “Formação continuada de docentes na modalidade educação a distância no Brasil contemporâneo: repensando e in(ve)stigando teorias e práticas pedagógicas”. In: SANTOS, M. P. (org.) Formação docente: importância, estratégias e princípios. Curitiba: Editora Bagai, 2020.
TEIXEIRA, D. A. O.; NASCIMENTO, F. L. “Ensino remoto: o uso do Google Meet no período da pandemia da Covid-19”. In: NASCIMENTO, F. L.; SENHORAS, E. M. (orgs.). Ensino na Pandemia de COVID-19. Boa Vista: Editora IOLE, 2021.
TORRENTES, G. C. T.; MEOTTI, M. B. Tecnologia combina com sala de aula: aplicativos para professores experimentarem nas aulas de línguas. São Carlos: Editora Pedro e João, 2023.
TORRENTES, G. C. T.; VERGNANO-JUNGER, C. S. Tecnologia combina com sala de aula: aplicativos para professores experimentarem nas aulas de línguas. Uberlândia: Editora Navegando, 2021.
VALVERDE-BERROCOSO, J. et al. “The educational integration of digital technologies preCovid-19: Lessons for teacher education”. PLoS ONE, vol. 16, n. 8, 2021.