A TECNOLOGIA ASSISTIVA ENTENDIDA SOB A PERSPECTIVA DA MEDIAÇÃO DA TEORIA DE VYGOTSKY

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Leocilea Aparecida Vieira
Keli Casagrande
Kethleen Padilha dos Santos
Vera Elis Mendes

Resumo

Este estudo investiga a contribuição da Tecnologia Assistiva (TA) no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência, considerando a perspectiva da mediação proposta pela teoria de Vygotsky. Historicamente, as pessoas com deficiência foram marginalizadas e excluídas da sociedade. No entanto, com o advento de leis e políticas públicas inclusivas, esses indivíduos passaram a ter direitos e deveres equiparados aos de qualquer outra pessoa. Nesse contexto, a escola desempenha um papel fundamental como ambiente propício ao desenvolvimento equitativo desses alunos. Para atingir o objetivo proposto foram explorados conceitos à tecnologia em geral e à tecnologia educacional. A metodologia adotada neste estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica embasada nos escritos de Vygotsky (1988, 1991, 2006, 2022) e de outros autores relevantes sobre o tema. A análise dos estudos de Vygotsky sobre o processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem de indivíduos com deficiência, aliada às contribuições de outros pesquisadores, permitiu que crianças com deficiência aprendessem da mesma forma que seus pares, embora apresentassem especificidades individuais. O estudou mostrou ainda que o ambiente social no qual esses alunos estão inseridos desempenham um papel fundamental em seu desenvolvimento. A aprendizagem ocorre por meio de compensações e estímulos, sendo responsabilidade do mediador fornecer as condições necessárias para que o sujeito supere as barreiras enfrentadas. Nesse sentido, a Tecnologia Assistiva (TA) surge como uma ferramenta que pode ser utilizada para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Ao fornecer recursos e apoio personalizado, a TA possibilita que esses alunos desenvolvam habilidades, suplantem obstáculos e alcancem seu potencial máximo, permitindo assim uma inclusão efetiva e equitativa na escola e na sociedade.

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Como Citar
VIEIRA, L. A. .; CASAGRANDE, K. .; SANTOS, K. P. dos; MENDES, V. E. A TECNOLOGIA ASSISTIVA ENTENDIDA SOB A PERSPECTIVA DA MEDIAÇÃO DA TEORIA DE VYGOTSKY. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 389–402, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8072508. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1529. Acesso em: 12 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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