DESFAZENDO MITOS SOBRE SEXUALIDADE E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

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Rafael dos Santos Reis
Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos

Resumo

A educação escolar pode e deve incluir as temáticas da sexualidade e da diversidade, por meio de práticas pautadas na construção de uma sociedade mais consciente e justa. O tema “Sexualidade e Deficiência” foi solicitado como uma demanda formativa de uma rede de educação básica e gerou um Workshop on-line com 3 horas de duração. O encontro foi estruturado de maneira a contemplar uma experiência formativa pautada em reflexão teórica e uma abordagem prática (coleta de dados) quanto às percepções dos participantes sobre a sexualidade dos estudantes com deficiência. Para a caracterização da experiência formativa vivenciada, organizamos este ensaio inicialmente com considerações sobre as possibilidades de desconstrução de mitos tendo como base a filosofia de Nietzsche e em seguida trazemos uma percepção crítica sobre a sexualidade e pessoas com deficiência, pautados em Foucault e Butler. O delineamento metodológico e a coleta de dados tem abordagem quanti-qualitativa e a análise tem como base os princípios de Bardin (análise de conteúdos). Foram geradas as duas categorias, as quais foram problematizadas nos resultados e discussão. Concluímos que é necessário incluir o tema da sexualidade das pessoas com deficiências na formação docente de forma a fundamentar o debate sobre o assunto, desfazendo mitos que caracterizam a incapacidade dessas pessoas.

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Como Citar
REIS, R. dos S. .; SANTOS, D. A. do N. dos . DESFAZENDO MITOS SOBRE SEXUALIDADE E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 105–124, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8010862. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1464. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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