COMPLEXIDADE E OS SABERES AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PORTO VELHO - RO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elizângela de Souza Bernaldino
Aroni Matos de Oliveira
Clarides Henrich de Barba

Resumo

A pesquisa possui como problemática as práticas de Educação Ambiental (EA) de educadores dos anos iniciais do ensino fundamental, em face da complexidade dos saberes ambientais. Sendo assim, o estudo objetivou analisar os saberes e as percepções do professor-formador e dos educadores em relação ao processo formativo e o trabalho educativo em EA nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede municipal, localizada na Vila Princesa, zona rural de Porto Velho, estado de Rondônia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo do tipo investigação-ação, com abordagem qualitativa, que consistiu no desenvolvimento de um curso formativo em EA para dez educadores dos anos iniciais do ensino fundamental. O curso foi estruturado a partir da Teoria da Complexidade, de Morin, e da EA crítica, contemplando quatro eixos de conhecimento: características e valores da EA; concepções e tendências da EA na Amazônia; com-vidas e as práticas educativas; trabalho educativo e interdisciplinaridade na EA. Na coleta dos dados, utilizou-se o diário de campo e a entrevista semiestruturada e, para a análise, a partir dos eixos de conhecimento do curso em EA, recorreu-se ao método de interpretação de sentidos de Ferreira, Gomes e Minayo (2011). Dentre os resultados, constatou-se indicativos para uma tomada de consciência ambiental crítica, cidadã e emancipadora dos educadores em relação à complexidade socioambiental presente na realidade amazônica. Os saberes ambientais construídos no processo formativo em EA ampliaram a percepção dos educadores em relação ao trabalho educativo interdisciplinar, diante da questão ambiental complexa da Vila Princesa. Em síntese, o processo formativo realizado junto aos educadores contribuiu para explorar os saberes ambientais, construir novos saberes e ampliar a percepção dos educadores acerca do trabalho educativo como foco nos valores ambientais e na EA crítica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BERNALDINO, E. de S. .; OLIVEIRA, A. M. de .; BARBA, C. H. de. COMPLEXIDADE E OS SABERES AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PORTO VELHO - RO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 327–351, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8072325. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1461. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ACTON, K. S.; SAXE, D. “A Discussion of Critical Issues in Environmental Education: An Interview with Dianne Saxe”. Journal of Philosophy of Education, vol. 54, n. 4, 2020.

ANTONIO, J. M.; KATAOKA, A. M.; NEUMANN, P. “Macro-Trends in Brazilian Environmental Education: some reflections based on Morin’s theory of complexity”. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 14, 2019.

AVELINO, W. F.; CORREA, A. C.; MIGUEL, K. C. D. “A escola como espaço de aprendizagem: implicações para as políticas educacionais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 9, n. 25, 2022.

BARBOSA, M. V.; PIMENTEL, R. M. M.; BILAC, A. B. C. “Multidisciplinaridade da percepção ambiental aplicada às relações homem-natureza: Revisão sistemática”. Journal of Environmental Analysis and Progress, vol. 05, n. 2, 2020.

BORGES, H. S.; PETERNELLA, A.; MOURÃO, A. R. B. “Políticas e programas de formação continuada de professores/as das escolas do campo em Parintins/AM: avanços e retrocessos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.

BRASIL. Formando Com-vida, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: . Acesso em: 12/06/2023.

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Brasília: Planalto, 1999. Disponível em: . Acesso em: 12/06/2023.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: invenção do sujeito ecológico. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

CARVALHO, L. M. “A Temática Ambiental e o Processo Educativo: dimensões e abordagens”. In: CINQUETTI, H. C. S.; LOGAREZZI, A. J. M. Consumo e Resíduos: Fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos: Editora da UFSCar, 2006.

CERDEIRA, E.; MORGADO, E. “Educação Ambiental: Escola e Valores”. Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente, vol. 4, n. 1, 2021.

COZZI, A. L. S. “Imaginário e saberes ambientais: diálogos amazônicos”. Revista Humanidades e Inovação, vol. 7, n. 23, 2020.

FERREIRA, S. D.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

FONTGALLAND, I. L. “Environmental Education as a tool for discussing economic indicators of the ecological footprint in a public school in Campina Grande – PB”. Interdisciplinary and Environment Journal, vol. 4, n. 1, 2022.

GONZÁLEZ-GAUDIANO, E. J.; MEIRA-CARTEA, P. Á.; PEREZ, J. G. “¿Cómo educar sobre la complejidad de la crisis climática? Hacia un currículum de emergencia”. Revista Mexicana de Investigación Educativa, vol. 25 n. 87, 2020.

GONZÁLEZ-GAUDIANO, E. J.; MEIRA-CARTEA, P. A. “Environmental education under siege: climate radicality”. The Journal of Environmental Education, vol. 50, 2019.

GRANIER, N. B.; GUIMARÃES, M. “Educação ambiental e os processos formativos em tempos de crise”. Revista Diálogo Educacional, vol. 17, n. 55, 2017.

GUIMARÃES, J.; MELLO, N. A. “Educação Ambiental Crítica e a Formação Continuada de Professores: Educação Ambiental Crítica e Formação Continuada de Professores”. Brazilian Journal of Development, vol. 8, n. 10, 2022.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Editora Papirus, 2013.

LEFF, E. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

LOPES, T. S.; ABÍLIO, F. J. P.; MOURA, A. R. “Educação ambiental crítica: Possibilidades colaborativas no ensino de ciências da formação inicial de pedagogia”. Revista Contexto e Educação, vol. 38, n. 120, 2022.

LOUREIRO, C. F. B. “Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social”. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P.; CASTRO, R. S. (orgs.). Pensamento Complexo, dialética e Educação Ambiental. São Paulo: Editora Cortez, 2006.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: Editora EPU, 2018.

MARQUES, R. M.; MAZZARINO, J. M. “A formação de professores em educação ambiental: reflexões a partir da análise integrativa de publicações científicas em língua inglesa”. Pesquisa em Educação e Ciências, vol. 23, 2021.

MORIN, E. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e incerteza humana. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

OLIVEIRA, C. K.; SAHEB, D.; RODRIGUES, D. G. “A Educação Ambiental e a Prática Pedagógica: um diálogo necessário. Educação”. Educação, vol. 45, 2020.

REIS, G. A.; SCHWERTNER, S. F. “Educação Ambiental no Ensino Fundamental: aprendizagens estudantis e seus reflexos para além da escola”. Revista Diálogo Educacional, vol. 21, n. 69, 2021.

SANTOS GOMES, E.; BROCH, S. A. O. “Construção de valores socioambientais a partir dos quadrinhos: uma proposta de educação ambiental”. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, vol. 39, n. 2, 2022.

SHAROFIDDIN OGLI, B. S. “Education on ecological values”. 15th International Conference on Research in Humanities, Applied Sciences and Education. Berlin: ICRH, 2023.

SORRENTINO, M. “De Tbilisi a Thessaloniki: a educação ambiental no Brasil”. In: QUINTAS, J. S. (org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. Brasília: Ibama, 2006.

SOUZA, J. S. S.; ZAMPERETTI, M. P. “Entre formação de professores e suas práticas: reflexões sobre o campo em disputa”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa - ação. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

TRISTÃO, M. A Educação Ambiental na Formação de Professores: redes de saberes. São Paulo: Editora Annablume, 2004.

VALDERRAMA-HERNÁNDEZ, R.; ALCÁNTARA, L.; LIMÓN, D. “The complexity of environmental education: teaching ideas and strategies from teachers”. Procedia - Social and Behavioral Sciences, vol. 237, 2017.

VITTORAZZI, D. L.; GOUVEIA, D. S. M.; SILVA, A. M. T. B. “Representações Sociais do Meio Ambiente: Implicações em Abordagens de Educação Ambiental sob a Perspectiva Crítica com Alunos da Primeira Etapa do Ensino Fundamental”. Ciência e Educação, vol. 26, 2020.