PROFISSÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA

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Elizângela de Souza Bernaldino
Raphaell Moreira Martins
Clarides Henrich de Barba

Resumo

A pesquisa objetivou analisar as percepções de professores/as de Educação Física de escolas públicas de ensino médio do município de Porto Velho, Rondônia, sobre a profissão docente em contextos de formação e prática, a partir de experiências compartilhadas durante uma prática formativa continuada. A metodologia integra fenomenologia e pesquisa-ação, com abordagem qualitativa fundamentada no paradigma interpretativo-compreensivo e na hermenêutica. A coleta de dados ocorreu durante um encontro de formação continuada por meio de um questionário semiestruturado com sete questões mistas sobre jornada de trabalho, experiência docente e significados da profissão, que foram respondidas por 26 professores/as de Educação Física. A análise empregou um método misto, combinando dados quantitativos e qualitativos por meio de frequências absolutas e relativas, além de análise de conteúdo. Os dados foram organizados nas categorias: dimensão do cotidiano docente; dimensão da profissão docente; e dimensão da constituição do “eu docente”, permitindo interpretar as interconexões entre jornada de trabalho, formação continuada e significados de carreira, que foram apresentados em tabelas e gráficos. Dentre os resultados, destaca-se: a ampla experiência pedagógica com a docência em Educação Física; a escolha da profissão por motivos relacionados a afinidade/interesse em atuar com esporte, vivências com esporte e inspiração em professores/as da Educação Básica; os/as professores/as se veem como agentes inspiradores e transformadores no desenvolvimento e formação integral dos alunos. As percepções dos/as professores/as revelam crenças na autoeficácia do saber-ensinar nas áreas de saúde e das práticas corporais, e estas sem adaptam às etapas de suas carreiras, refletindo as experiências, a escolha e os significados de ser professor/a em distintos contextos educacionais. Fatores como motivação, satisfação e realização pessoal na profissão são destacados como relevantes para o debate sobre a intencionalidade política e pedagógica por trás da escolha da profissão e da gestão da sala de aula e do ensino Em síntese, a profissão docente se materializa e se adapta conforme os momentos e etapas da carreira vivenciada ao longo da história de vida pessoal e profissional, nestes termos, é crucial reconhecer a complexidade da docência e os contextos históricos, políticos e culturais que influenciam a prática e formação docente crítica, colaborativa e reflexiva.

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Como Citar
BERNALDINO, E. de S. .; MARTINS, R. M. . .; BARBA, C. H. de . PROFISSÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 20, n. 58, p. 510–541, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14735695. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6404. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
Artigos

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