DO RACISMO CIENTÍFICO AO RACISMO SOCIAL: O CONCEITO DE “RAÇA” NAS RELAÇÕES HUMANAS

Contenido principal del artículo

Otavio Henrique Ferreira da Silva
Ana Cristina Juvenal da Cruz
Christian Muleka Mwewa
José Eustáquio de Brito

Resumen

O presente ensaio teórico objetiva problematizar brevemente dois dos discursos de sustentação do racismo que reverberam na discriminação social a partir da cor da pele no Brasil: o das acepções científica e da base social que permeiam nossas relações sociais. O método onto-epistemológico adotado teve como base estudos do campo das relações étnico-raciais, com enfoque para as questões da raça e racismo. Tal exercício nos leva a discutir os pressupostos do projeto que estrutura, tal lógica, pelos usos do termo “raça” na sua contra face, como instrumento para o debate acerca das relações humanas, uma vez que é por meio delas que pessoas são vitimadas socialmente. Argumentamos que é preciso investir na humanização das vítimas dos racismos para que se possa instaurar a humanidade nos seres humanos. As ações inumanas dos racistas encontram ecos em sujeitos cuja humanidade é negada mediante a cor da pele.

Detalles del artículo

Cómo citar
SILVA, O. H. F. da; CRUZ, A. C. J. da .; MWEWA, C. M.; BRITO, J. E. de. DO RACISMO CIENTÍFICO AO RACISMO SOCIAL: O CONCEITO DE “RAÇA” NAS RELAÇÕES HUMANAS. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 410–428, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7866929. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1230. Acesso em: 19 may. 2024.
Sección
Ensayos

Citas

ABRAMOWICZ, A.; OLIVEIRA, F. “As relações étnico-raciais e a sociologia da infância no Brasil: alguns aportes”. In: BENTO, M. A. S. (org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012

ALMEIDA, M. V. “O Atlântico Pardo: Antropologia, pós-colonialismo e o caso “lusófono”. In: BASTOS, C.; ALMEIDA, M. V.; FIELDMAN-BIANCO, B. (orgs.). Trânsitos coloniais: diálogos críticos luso-brasileiros. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2002.

ALMEIDA, N. C. F.; LEON, A. D. “As cotas raciais como um mecanismo de visibilidade e valorização social da população negra”. Práxis Educativa, vol. 17, 2022.

ALMEIDA, S. Racismo Estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.

BISPO DOS SANTOS, A. Colonização, Quilombos: modos e significados. Brasília: Editora da UNB, 2015.

CARNEIRO, A. S. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser (Tese de Doutorado em Educação). São Paulo: USP, 2005.

CAVALLEIRO, E. S. Do silêncio do lar ao fracasso escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação. São Paulo: Editora Contexto, 2003.

COSTA, S. Dois atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.

CRUZ, A. C. J. “Protagonismo do pensamento negro no brasil: o lugar das mulheres e crianças negras no projeto UNESCO”. Educação em Revista, vol. 34, 2018.

DANNER, L.; DORRICO, J.; DANNER, F. “Decolonialidade, lugar de fala e voz-práxis estético-literária: reflexões desde a literatura indígena brasileira”. Alea: Estudos Neolatinos, vol. 22, n. 1, 2020.

DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

DIAS, L. R. Diversidade Étnico-Racial e Educação Infantil: três escolas, uma questão, muitas respostas (Dissertação de Mestrado em Educação). São Paulo: USP, 1997.

DIAS, L. R. No fio do horizonte: educadoras da primeira infância e o combate ao racismo (Tese de Doutorado em Educação). São Paulo: USP, 2007.

DUSSEL, E. 1492 - O encobrimento do outro: a origem do “mito da Modernidade”. Petrópolis: Editora Vozes, 1993.

FANON, F. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.

FANON, F. Peau noir, masques blancs. Paris: Éditions du Seul, 1952.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Editora da UFBA, 2008.

FAZZI, R. C. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004.

FERREIRA DA SILVA, O. H. Infâncias, educação infantil e relações étnico-raciais: possibilidades e desafios nos 20 anos da Lei 10.639/2003. Pernambuco: Editora IFSertãoPE, 2023.

FIRMIN, J. A. A. De l’Égalité des Races Humaines: Anthropolo - gie positive. Paris: Librairie Cotillon, 1885.

GILROY, P. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.

GOMES, N. L. “Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça”. Educação e Sociedade, vol. 33, 2012.

GOMES, N. L. “O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos”. In: GROSFOGUEL, R.; BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2020.

GOMES, N. L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

GONÇALVES, L. A. O.; SILVA, P. B. G. “Movimento negro e educação”. Revista Brasileira de Educação, n. 15, 2000.

GOUVÊA, M. C. S.; GERKEN, C. H. S. Desenvolvimento humano: história, conceitos e polêmicas. Rio de Janeiro: Editora Cortez, 2010.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2003.

HALL, S. Da diáspora identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.

HEILBORN, M. L.; ARAÚJO, L.; BARRETO, A. Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça III: Políticas Públicas e Raça. Rio de Janeiro: CEPESC, 2010.

JAPIASSU, H. Ciências: questões impertinentes. Aparecida: Editora Ideias e Letras, 2011.

KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2020.

LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. Lisboa: Editora Presença, 1952.

LEWIS, I. W. Violência histórica na sociedade brasileira colonizada. Manaus: Editora Mundo Novo, 2019.

LOTIERZO, T. Contornos do (In)visível: racismo e estética na pintura brasileira (1850-1940). São Paulo: Editora da USP, 2017.

MATOS. P. F. As cores do império: representações raciais no Império colonial português. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2006.

MBEMBE, A. Crítica da razão negra. Lisboa: Editora Antígona, 2014.

MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo: N-1 Edições, 2020.

MUNANGA, K. “Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etina”. Geledés [2014]. Disponível em: . Acesso em: 28/02/2023.

MWEWA, C. M. et al. “Implicações étnicas e práticas pedagógicas na educação infantil em Três Lagoas, MS”. Imagens da Educação, vol. 7, n. 3, 2017.

MWEWA, C.; PINTO, S. M. E.; BISPO, S. A. S. “Mediações étnico-raciais no contexto educativo da Educação infantil em Três Lagoas/MS: um estudo de caso”. Zero-a-Seis, vol. 18, 2016.

OLIVEIRA, M. A. C. et al. “Movimentos negros no brasil e os cenários de luta pela educação”. Educação e Sociedade, vol. 43, 2022.

PASSOS, J. C.; GAUDIO, E. S. “A atuação do movimento negro e as questões raciais no curso de Pedagogia da UFSC”. Revista Teias, vol. 21, n. 62, 2020.

PONCE, B. J.; FERRARI, A. R. S. “Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública”. Práxis Educativa, vol. 17, 2022.

RIBEIRO, M. “Mulheres negras em movimento: criações individuais e coletivas por vidas com dignidade e direitos”. Práxis Educativa, vol. 17, 2022.

ROSEMBERG, F. “Educação infantil, classe, raça e gênero”. Cadernos de Pesquisa, vol. 96, 1996.

ROSEMBERG, F. “Estatísticas educacionais e cor/raça na educação infantil e ensino fundamental: um balanço”. Estudos em Avaliação Educacional, vol. 17, n.33, 2006.

ROSEMBERG, F. “Expansão da educação infantil e processos de exclusão”. Cadernos de Pesquisa, n.107, 1999.

ROSEMBERG, F. “Políticas de educação infantil e avaliação”. Cadernos de Pesquisa, vol. 43, 2013.

ROSEMBERG, F. “Raça e educação inicial”. Cadernos de Pesquisa, n.77, 1991.

ROSEMBERG, F. “Sisifo e a educação infantil brasileira”. Revista Proposições, vol. 14, n.1, 2003a.

ROSEMBERG, F.; BAZILLI, C.; SILVA, P. B. “Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate”. Educação em Revista, vol. 29, n.1, 2003b.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Editora da USP, 2007.

SANTOS, M. O trabalho do geógrafo no terceiro mundo. São Paulo: Editora Hucitec, 1978.

SANTOS, M. Pobreza Urbana. São Paulo: Editora da USP, 2009.

TEODORO, C. Identificação étnico-racial na voz de crianças em espaços de educação infantil (Tese de Doutorado em Educação). São Paulo: PUC-SP, 2011.

WYNTER, S. “1942: A New World View” In: LAWRENCE, V. H; NETTLEFORD, R. (orgs.). Race, Discourse and the Origin of the Americas: a New World View. Washington: Smithsonian Institution Press, 1995.