NARRATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O ALUNO EM CONDIÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR

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Rodrigo Barbuio

Resumo

Este estudo investiga a escolarização de alunos em condição de deficiência na escola comum. Tem como objetivo compreender os sentidos que professores de Educação Física atribuem a seus alunos com deficiência. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. A construção dos dados foi realizada em uma escola pública municipal de uma cidade de pequeno porte na região noroeste do estado de São Paulo, durante o ano letivo de 2022, registradas por meio de entrevistas narrativas com quatro professores. Os resultados apontam que as significações que os docentes atribuem aos alunos com deficiência são contraditórias. Além disso, os achados direcionam para a necessidade de uma mudança educacional que promova aos alunos em condição de deficiência oportunidades não apenas de estar no meio social, mas de atuar nele, como protagonistas, como sujeitos capazes de aprender e se desenvolver.

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Como Citar
BARBUIO, R. NARRATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O ALUNO EM CONDIÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 37, p. 215–229, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7843375. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1188. Acesso em: 9 maio. 2024.
Seção
Artigos

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