O RPG COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Higor Ferreira Brigola

Resumo

A presente pesquisa aborda o uso do Role Playing Game (RPG) como uma metodologia ativa no ensino de Geografia, destacando seu potencial didático ao promover aprendizagens significativas e engajadoras. O objetivo central do estudo é analisar as contribuições do RPG para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia, enfatizando sua capacidade de articular ludicidade e cognição. A investigação adota uma abordagem qualitativa, se utilizando do método teórico-dedutivo ao buscar verificar uma premissa geral, de que o RPG possui alto potencial pedagógico. Os procedimentos metodológicos incluíram levantamento de dados por meio de pesquisa bibliográfica, no tocante aos aspectos teóricos, bem como a realização de uma experiência prática com aplicação do jogo a uma turma da 3ª série do Ensino Médio. Os dados empíricos foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os estudantes se sentiram motivados e engajados, destacando que a atividade favoreceu a assimilação dos conteúdos geográficos por meio de uma abordagem ativa, interativa e significativa. No entanto, também foram relatadas limitações, como o risco de dispersão do foco pedagógico em função da imersão no jogo, o que reforça o papel mediador do professor no direcionamento da aprendizagem. Conclui-se que o RPG, quando planejado com intencionalidade pedagógica e integração aos objetivos curriculares, constitui uma poderosa ferramenta de metodologia ativa para o ensino de Geografia, contribuindo para o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e de pensamento crítico, ao mesmo tempo em que propicia experiências de aprendizagem mais lúdicas e atrativas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BRIGOLA, H. F. . O RPG COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 23, n. 67, p. 23–54, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15770155. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7358. Acesso em: 10 jul. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ANHO, R. O.; OMOKARO, E. A. “Exploring the impact of interdisciplinary approaches to history education in public secondary schools in delta state, Nigeria”. European Journal of Education Studies, vol. 12, n.1, 2025.

ASRIZAL, A. et al. “Effectiveness of Adaptive Contextual Learning Model of Integrated Science by Integrating Digital Age Literacy on Grade VIII Students”. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, vol. 335, 2018.

ASUNCIÓN, S. “Metodologías Activas: Herramientas para el empoderamiento docente”. Revista Tecnológica-Educativa Docentes, vol. 19, n 1, 2019.

AURA, I. et al. “Role-play experience’s effect on students’ 21st century skills propensity”. The Journal of Educational Research, vol. 116, n. 3, 2023.

AZUNGAH, T. "Qualitative research: deductive and inductive approaches to data analysis". Qualitative Research Journal, vol. 18, 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Editora Edições 70, 2016.

BARROS, M. G. F. B. et al. “Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem”. Revista Educação Pública, vol. 19, n. 23, 2019.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2016.

BOWMAN, S. L.; LIEBEROTH, A. “Psychology and role-playing games”. In: DETERDING, S.; ZAGAL, J. Role- playing game studies. New York: Routledge, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: Acesso em: 26/05/2025.

BUZAGLO, F.; LOPES, E. “Geographical education through Problem-Based Learning: essay in two portuguese schools”. Didáctica Geográfica, vol. 26, n. 26, 2025.

CAMILO, M. S.; MOTTA, C. L. R. “Methodology for building RPG games to raise awareness of interdisciplinary collaboration among healthcare professionals”. Journal on Interactive Systems, vol. 16, n. 1. 2025.

CASTELLAR, S. M. V.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Editora CENGAGE, 2022.

CASTROGIOVANNI, A. C. “Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade”. In: REGO, N. et al. (orgs.) Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Editora Artmed, 2007.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e as práticas de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.

CHAI, A. S.; HAMID, A. H. A. “The impact of flipped learning on students narrative writing”. International Journal of Advanced Research in Education and Society, vol. 4, n. 4, 2023.

CHEN, Y. et al. “Role-playing: An effective method for clinical novitiate teaching of infectious diseases”. Medical Science Educator, vol. 31, 2021.

CHRISTOPOULOS, A. et al. “Escaping the cell: virtual reality escape rooms in biology education”. Behaviour and Information Technology, vol. 42, n. 9, 2022.

COSTA, H. N. “Active methodologies as a neurodidactic resource in the teaching and learning of science and biology”. Observatorio de La Economia Latinoamericana, vol. 22, n. 12. 2024.

COTTA, R. M. M. et al. “Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem”. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 17, n. 3, 2012.

CUNHA, M. B. et al. “Active Methodologies: in search of characterization and definition”. Educação em Revista, vol. 40, 2024.

DEBÓN, A. H. et al. “Game-based learning with role-playing elements using RPG Maker MZ”. Modelling in Science Education and Learning, vol. 16, n. 1, 2023.

DIJKERS, M. P. “The Value of ‘Traditional’ Reviews in the Era of Systematic Reviewing”. American Journal of Physical Medicine and Rehabilitation, vol. 88, n. 5, 2009.

DORN, F. M.; HALFNER, R. “Territory, territoriality and territorialization in global production networks”. Población and Sociedad, vol. 30, n. 1, 2023.

EFGIVIA, M. G. et al. “Analysis of Constructivism Learning Theory. Advances in Social Science”. Education and Humanities Research, vol. 585, 2021.

FAZENDA, I. C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Editora Loyola, 2011.

FOSTER, S. “Using Historical Empathy to Excite Students about the Study of History: Can You Empathize with Neville Chamberlain?” The Social Studies, vol. 1, n. 90, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

FU, X.; LI, Q. “Effectiveness of Role-play Method: A Meta-analysis”. International Journal of Instruction, vol. 18, n. 1, 2025.

GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Editora Autores Associados, 2005.

GATSAKOU, C. et al. “The usage of RPGS as an interdisciplinary method of teaching dyslexic students”. Technium Social Sciences Journal, vol. 10, 2022.

GLASGOW, N. A. “Ensino e Aprendizagem Hoje: modelos básicos e opções”. In: LOPES, R. M. et al. (orgs.). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Editora Publiki, 2019.

GRANDO, A.; TAROUCO, L. “O Uso de Jogos Educacionais do Tipo RPG na Educação”. Revista Novas Tecnologias na Educação, vol. 6, n. 2, 2008.

GUNDERSON, P. “Exploring the Interdisciplinary Dimensions of Geography: A Comprehensive Analysis”. The Journal of International Social Research, vol. 17, n. 111, 2024.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2007.

HAJRIANI, J. et al. “The Effect of Problem-Based Learning (PBL) on Critical Thinking and Social Science Concept Mastery in SMPN 4 Makassar”. International Journal of Social Science and Humanity, vol. 2, n. 1, 2025.

HALL, J. R. et al. “A deductive approach to a systematic review of entrepreneurship literature”. Management Review Quarterly, vol. 37, 2023.

HUNT, S. D. Marketing theory: foundations. controversy, strategy, resource-advantage theory. New York: Sharpe, 2010.

INAYAH, S. et al. “The impact of flipped classroom implementation in mathematics learning at schools: Systematic literature review”. Jurnal Analisa, vol. 9, n. 1, 2023.

İŞYAR, O. O.; AKAY, C. “The Use of ‘Drama in Education’ in Primary Schools from the Viewpoint of the Classroom Teachers: A Mixed Method Research”. Journal of Education and Practice, vol. 8, n. 28, 2017.

JACKSON, S. et al. GURPS – Módulo Básico: Personagens. São Paulo: Editora Devir, 2010.

KRIPPENDORFF, K. Content analysis: An introduction to its methodology. Thousand Oaks: Sage Publications, 2019.

LEÃO, P. et al. “Flipped classroom goes sideways: reflections on active learning methodologies”. Revista de Gestão, vol. 30, n. 2, 2023.

LEE, P.; SHEMILT, D. “The concept that dares don’t speak its name: Should empathy come out of the closet?” Teaching History, n. 143, 2011.

LI, L. et al. “The Role of Positive Emotions in Education: A Neuroscience Perspective”. Mind, Brains and Education, vol. 14, n. 3, 2020.

LIM, W. M. “What Is Qualitative Research? An Overview and Guidelines”. Australasian Marketing Journal, vol. 33, n. 2, 2025.

LIMA, L. C.; PEREIRA; F. C. M. “Active Methodologies as a pedagogical strategy: A report of teaching experience in undergraduate library Science”. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, vol. 21, 2023.

MASTERS, P.; WOODWARD, J. GURPS – Banestorm. Austin: ‎ Steve Jackson Games Inc, 2018.

MERCAT, C. “Introduction to Active Learning Techniques”. Open Education Studies, vol. 4, 2022.

MOROTE, A. F.; HERNÁNDEZ, M. “Gamification in Geography. Use, appropriateness and proposals according to university students in Spain”. European Journal of Geography, vol. 15, n. 2, 2024.

MOROTE, A. F.; HERNÁNDEZ, M. “La gamificación, un recurso para la enseñanza de la Geografía. Potencialidad y propuestas según la opinión del alumnado”. In: CUERDA, R. S. El profesorado, eje fundamental de la transformación de la docencia universitária. Barcelona: Octaedro, 2022.

MULA-FALCÓN, J. et al. “The Active Methodology of Gamification to Improve Motivation and Academic Performance in Educational Context: A Meta-Analysis”. Review of European Studies, vol. 14, n. 2, 2022.

OLIVEIRA, F. S. G. et al. “Motivation: a challenge in the application of active methodologies in higher education”. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, vol. 28, 2023.

OLIVEIRA, M. R. A. A cibercultura e suas implicações culturais. São Luís: Editora da UEMA, 2022.

OTABEKOVNA, O. M.; TOHIROVNA, A. L. “The role of games in teaching foreign languages”. Educator Insights: A Journal of Teaching Theory and Practice, vol. 1, n. 2, 2025.

PEGALAJAR, M. C. “Implicaciones de la gamificación en Educación Superior: una revisión sistemática sobre la percepción del estudiante”. Revista de Investigación Educativa, vol. 39, n. 1, 2021.

PEÑA, S. et al. “Active methodologies and didactic techniques in medical education: A systematic review”. Educación Médica, vol. 26, n. 4, 2025.

PERIKLEOUS, L. “Why Did They Treat Their Children Like This?: A Case Study of 9-12 year-old Greek Cypriot Students’ Ideas of Historical Empathy”. In: PERIK-LEOUS, L.; SHEMILT, D. (orgs.). The future of the past: Why does history edu-cation matters. Nicosia: AHDR, 2011.

PONTUSCHKA, N. N. et al. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.

RODRÍGUEZ, M. P. “Enseñar y aprender geografía desde una metodología activa. Reflexiones, experiencias y propuestas didácticas en los distintos niveles educativos”. In: GAITE, M. J. M. Geografía, Educación e Innovaciones Didácticas. Madrid: Asociación Española de Geografía, 2024.

SANJAYA, W. Strategi pembelajaran berorientasi standar proses. Pendidikan: Prenada Media Group, 2010.

SANTOS, R. S.; MOURA, J.D.P. “As metodologias ativas no ensino de geografia: um olhar para a produção científica e a prática docente”. Caminhos de Geografia, vol. 22, n. 82, 2021.

SAQUET, M. A. “As diferentes abordagens do território e a apreensão do movimento e da (i)materialidade”. Geosul, vol. 22, n. 43, 2007.

SCHEYVENS, R. et al. “Experimenting with Active Learning in Geography: Dispelling the Myths that Perpetuate Resistance”. Journal of Geography in Higher Education, vol. 23, n. 1, 2008.

SIRILAKSHMI, Y. et al. “Content Analysis In Qualitative Research: Importance and Application”. In: GOGOL, B. P. et al. Exploring Narratives: A Guide to Qualitative Research Methods. Ghaziabad: P.K. Publishers and Distributors, 2024.

SNEYDER, H. “Literature review as a research methodology: An overview and guidelines”. Journal of Business Research, vol. 104, 2019.

SPYKMAN, N. J. “Geography and foreign policy I”. The American Political Science Review, vol. 32, n. 1, 1938.

STAINBACK, S.; STAINBACK W. Inclusão: Um guia para Educadores. Porto Alegre: Editora Artmed, 1999.

STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: um desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Editora Annablume, 2004.

SUERTEGARAY. D. M. A. “Geografia e interdisciplinaridade. Espaço geográfico: interface natureza e sociedade”. Geosul, vol. 18, n. 35, 2003.

TAHERDOOST, H. “Designing a Questionnaire for a Research Paper: A Comprehensive Guide to Design and Develop an Effective Questionnaire”. Asian Journal of Managerial Science, vol. 11, n. 1, 2022.

TUNA, F. “Students’ perspectives on active learning in Geography: a case study of level of interest and usage in Turkey”. European Journal of Educational Studies, vol. 4, n. 2, 2012.

TYERMAN, C. The debate on the crusades. Manchester: Manchester University Press, 2011.

UGWU, C. N.; EZE, V. H. U. “Qualitative Research”. Idosr Journal of Computer And Applied Sciences. vol. 8, n. 1, 2023.

VALLE, P. R. D.; FERREIRA, J. L. “Análise de conteúdo na perspectiva de Bardin: contribuições e limitações para a pesquisa qualitativa em educação”. Educação em Revista, vol. 41, 2025.

VASQUES, R. C. As Potencialidades do RPG (Role Playing Game) na Educação Escolar (Dissertação de Mestrado em Educação Escolar). Araraquara: UNESP, 2008.

VIANA, J. A.R. et.al. “Repensando a cultura escolar na pandemia: uma discussão acerca das implicações emergentes das metodologias ativas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 37, 2023.

WINARDY, G. C. B.; SEPTIANA, E. “Role, play, and games: Comparison between role-playing games and role-play in education”. Social Sciences and Humanities Open, vol. 8, n. 1, 2023.

YULITA, A. et al. “Implementation of active learning approaches using the role playing method as character building effort”. Quantum Journal of Social Sciences and Humanities, vol. 4, n. 2, 2023.