EDUCAR PARA TRATAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇA COM DOENÇA CRÔNICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

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Iris Ferreira da Silva
Laura Regina Bezerra Porangaba
Elisangela Leal de Oliveira Mercado

Resumo

Este estudo analisa a pedagogia hospitalar como estratégia educativa vinculada ao cuidado integral de crianças em contexto de hospitalização, especialmente em situações de vulnerabilidade social e clínica. A pesquisa parte da necessidade de compreender como a ausência de alfabetização pode comprometer a adesão ao tratamento de saúde, afetando diretamente o processo terapêutico de pacientes pediátricos com doenças crônicas. A investigação adota abordagem qualitativa e método teórico-dedutivo, a partir de um estudo de caso com uma criança de 11 anos diagnosticada com síndrome nefrótica, internada no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), em Maceió, Alagoas. Os procedimentos metodológicos incluem observação participante, registro em diário de campo e análise de materiais pedagógicos aplicados durante intervenções educativas. O processo de análise segue a abordagem descritivo-interpretativa, permitindo identificar significados atribuídos pela criança às práticas pedagógicas, bem como os efeitos dessas práticas na aquisição de habilidades de leitura e escrita. O recorte conceitual articula as noções de alfabetização funcional, direito à educação em contextos de saúde e cuidado integral, compreendendo a pedagogia hospitalar como um campo de intersecção entre educação e saúde, que valoriza a singularidade dos sujeitos e seus processos de aprendizagem durante a internação. Os resultados revelam que o desenvolvimento de atividades pedagógicas lúdicas e contextualizadas em contexto hospitalar, com ênfase na leitura e escrita a partir da identificação dos medicamentos, contribui para o avanço da alfabetização da criança, favorecendo sua autonomia no tratamento, reduzindo os riscos de administração errada dos remédios e, consequentemente, de internações desnecessárias. A pesquisa evidencia que a intervenção educativa realizada em ambiente hospitalar influencia positivamente na resposta ao tratamento de saúde e na compreensão do próprio regime terapêutico pela criança, a medida em que amplia a capacidade de engajamento e autocuidado. Conclui-se que, a pedagogia hospitalar ao inserir a dimensão educativa no cotidiano clínico representa uma estratégia efetiva de promoção do desenvolvimento integral das crianças em tratamento de saúde, especialmente, nos casos em que o letramento funcional é fator determinante para a qualidade de vida e sucesso no tratamento.

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Como Citar
SILVA, I. F. da; PORANGABA, L. R. B.; MERCADO, E. L. de O. EDUCAR PARA TRATAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇA COM DOENÇA CRÔNICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 22, n. 65, p. 369–384, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15628060. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7247. Acesso em: 1 jul. 2025.
Seção
Ensaios

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