ARTICULAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este estudo investiga o percurso formativo de professores que ensinam Matemática, com ênfase na articulação entre formação inicial e continuada. O objetivo é analisar como essa integração impacta o aprimoramento das práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional docente. De abordagem qualitativa, a pesquisa adotou o método (auto)biográfico para a coleta de dados e a Análise Textual Discursiva (ATD) para interpretação de quatro (auto)biografias selecionadas. Os resultados evidenciam que a formação inicial, embora constitua a base para a docência, apresenta limitações que repercutem na prática pedagógica. A formação continuada, por sua vez, mostra-se essencial para a reflexão crítica, a ampliação do repertório didático e a adaptação às demandas socioculturais da contemporaneidade. Conclui-se que a integração entre formação inicial e continuada fortalece a Educação Matemática, fomenta práticas pedagógicas mais contextualizadas e impulsiona a constituição da identidade e do desenvolvimento profissional docente.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ACOSTA, M.; NIN, M. C.; LEDUC, S. M. “Geografía, práctica profesional y formación docente continua en el contexto actual”. Praxis Educativa, vol. 28, n. 3, 2024.
AGRA, G. et al. “Analysis of the concept of Meaningful Learning in light of the Ausubel's Theory”. Revista Brasileira de Enfermagem, vol. 72, n. 1, 2019.
BEZERRA, R. C.; MORELLATTI, R. M. “A formação continuada dos professores que ensinam matemática no contexto da lesson study: discutindo as aprendizagens”. Revista Pesquisa Qualitativa, vol. 11, n. 27, 2023.
BLÖMEKE, S. et al. “Opening up the black box: Teacher competence, instructional quality, and students’ learning progress”. Learning and Instruction, vol. 79, 2022.
BORBA, M. C.; OREY, D. C. (orgs.). Ubiratan D’Ambrosio and Mathematics Education. Cham: Springer, 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: . Acesso em: 22/04/2025.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 4, de 29 de maio de 2024. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2024. Disponível em: . Acesso em: 22/04/2025.
BUENO, B. O. “Biographical Approaches in Education”. In: NOBLIT, G, et al. (orgs.). Oxford Research Encyclopedia of Education. New York: Oxford University Press, 2021.
CINTRA, D. R. O. “Opening an Exercise: Prospective Mathematics Teachers Entering into Landscapes of Investigation”. In: PENTEADO, M. G.; SKOVSMOSE, O. (orgs.). Landscapes of Investigation: Contributions to Critical Mathematics Education. Cambridge: Open Book Publishers, 2022.
FAZENDA, I. C. A. “Interdisciplinaridade: didática e prática de ensino”. Revista Interdisciplinaridade, n. 6, 2015.
GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GUTIÉRREZ, M. A. V.; LÓPEZ-FLORES, J. I.; GARCÍA-GARCÍA, J. I. “El razonamiento estadístico en el currículo de formación inicial del profesor de matemáticas de educación secundaria en México”. Educación Matemática, vol. 36, n. 3, 2024.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. “Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces”. Ciência e Educação, vol. 12, n. 1, 2006.
NÓVOA, A. “Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores”. Currículo sem Fronteiras, vol. 19, n. 1, 2019.
PANIAGO, R. N. et al. “Investigating Pedagogical Practice as a Key Element in Teacher Educators’ Work at the Federal Institutes: From Existing Actions to Desired Actions”. Creative Education, vol. 13, n. 5, 2022.
PASSOS, C. L. et al. “Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros”. Quadrante, vol. 15, n. 1, 2006.
SIMS, S.; FLETCHER-WOOD, H. “Identifying the characteristics of effective teacher professional development: a critical review”. Professional Development in Education, vol. 46, n. 4, 2020.
SKOVSMOSE, O. “Concerns of Critical Mathematics Education and of Ethnomathematics”. Revista Colombiana de Educación, vol. 86, 2022.
SKOVSMOSE, O. “Entering Landscapes of Investigation“. In: PENTEADO, M. G.; SKOVSMOSE, O. (orgs.). Landscapes of Investigation: Contributions to Critical Mathematics Education. Cambridge: Open Book Publishers, 2022.
SOUZA, M. N. M.; SANTOS, J. A. L.; MOREIRA, G. E. “Percepções de licenciandos sobre o ensino de matemática à luz da formação inicial com oficinas práticas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 48, 2024.
TASSA, K. “(Auto)biografias de um professor de Educação Física: narrativas de vida, trabalho e formação”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 21, n. 62, 2025.