ANÁLISE PSICOMÉTRICA DA ESCALA MEDO DA COVID-19 EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

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José Carlos de Lacerda Leite
Emmanoela de Almeida Paulino Lima
Inez Silvia Batista Castro
Taciany Alves Batista Lemos
Luiziane Veríssimo Correia Nobrega

Resumo

A COVID 19 impactou a saúde física bem como a saúde mental das pessoas durante a pandemia,  de modo que surgiu a necessidade de avaliar os efeitos psicológicos da COVID-19. A escala FCV-19S é a mais frequentemente utilizada para mensurar o fenômeno do Medo da COVID-19 e é composta por 7 itens na escala Likert de 5 pontos. Diante desse contexto, o presente trabalho possui como objetivo avaliar as propriedades psicométricas da escala FCV-19S na versão em português e em particular, caracterizar o nível de Medo da COVID-19 para a população de professores do ensino superior do município de João Pessoa-PB. A pesquisa é classificada como quantitativa do tipo observacional transversal, sendo os dados coletados de forma online. Um total de 279 docentes aceitaram participar da pesquisa e foram incluídos na amostra. A metodologia utilizou a abordagem de Análise Fatorial Confirmatória para avaliar a qualidade da escala FCV-19S e posteriormente foram comparados grupos de professores segundo a rede de ensino pública ou privada, através de testes não paramétricos de Mann-Whitney. Os resultados mostraram que a escala possui uma ótima consistência interna (Alfa de Cronbach = 0,899) e a confiabilidade composta é 0,883, superior ao requisito 0,70. A estrutura unidimensional da escala foi confirmada e os índices globais de ajuste indicaram um bom ajuste do modelo unidimensional proposto (NFI = 0,991; IFI = 0,997; RFI = 0,974; TLI = 0,990; GFI = 0,989; CFI = 0,997; RMSEA = 0,047; χ2 relativo = 1,617). A validade fatorial, validade convergente e validade discriminante tiveram seus critérios satisfeitos, de modo que os resultados apontam que a validade estatística e a confiabilidade da escala FCV-19S apresentaram excelente qualidade psicométrica. Assim, a escala FCV-19S em português é adequada para mensurar o fenômeno Medo da COVID-19 para a população de docentes do ensino superior em João Pessoa – PB.

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Como Citar
LEITE, J. C. de L. .; LIMA, E. de A. P. .; CASTRO , I. S. B.; LEMOS , T. . A. B. .; NOBREGA, L. V. C. . ANÁLISE PSICOMÉTRICA DA ESCALA MEDO DA COVID-19 EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 21, n. 62, p. 369–393, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15171642. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6860. Acesso em: 19 abr. 2025.
Seção
Artigos

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