VALIDAÇÃO DE UM CHATBOT PARA O CUIDADO EM SAÚDE

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Diego da Silva Ferreira
Brena Shellem Bessa de Oliveira
Ricardo Normando Ferreira de Paula
Maria Salete Bessa Jorge

Resumo

A pandemia da Covid-19 trouxe modificações na organização e estruturação dos serviços de saúde. A Inteligência Artificial se mostrou uma ferramenta importante para realização de cuidados e informações relacionadas à saúde. Objetivou-se validar um chatbot sobre cuidados com a saúde mental no contexto da Covid-19 com profissionais dos centros de Atenção Psicossocial. Estudo metodológico, realizado em três etapas: construção, validação de conteúdo e validação de aparência. A base teórico-metodológica utilizada seguiu os pressupostos de Pasquali, sendo embasada pelos polos teórico, empírico e analítico. A pesquisa foi realizada entre maio de 2021 e julho de 2022. O Índice de Validação de Conteúdo (IVC) mínimo adotado foi de 0,70. Os instrumentos usados para coletar os dados foram o de validação de conteúdo, de aparência e de usabilidade. Foi realizado o teste binomial e índice de validade de conteúdo. Em relação ao seu conteúdo, objetivos, estrutura e relevância, as validações e avaliação da aparência foram satisfatórias evidenciando o potencial uso do chatbot para ser utilizado no cuidado à saúde e à saúde mental. Conclui-se que o uso da Inteligência Artificial tem ganhado destaque na área da saúde para modificar a experiência dos usuários e profissionais no processo saúde-doença e suas variáveis envolvidas, como por exemplo, formas de prevenção, promoção da saúde e saúde mental, orientações em saúde, entre outras.

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Como Citar
FERREIRA, D. da S.; OLIVEIRA, B. S. B. de .; PAULA, R. N. F. de; JORGE, M. S. B. . VALIDAÇÃO DE UM CHATBOT PARA O CUIDADO EM SAÚDE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 53, p. 324–346, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11888721. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/4506. Acesso em: 30 jun. 2024.
Seção
Artigos

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