SIGNIFICADOS DE PROFESSORES SOBRE A BRINCADEIRA E AS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DO ENSINAR E DO APRENDER

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tatiana Alves de Sousa Rodrigues
Marli Dallagnol Frison

Resumo

O presente artigo trouxe uma discussão sobre a atividade do brincar no desenvolvimento psíquico da criança. Com essa finalidade, buscamos responder a seguinte questão: Que significados sobre a brincadeira perpassam discursos e práticas de professores e quais as implicações de tais significados nos processos do ensinar e do aprender? Com a intencionalidade de responder ao questionamento, destacamos como objetivo geral de investigar os significados manifestados por professores sobre a brincadeira e as suas implicações nos processos do ensinar e do aprender. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Como método de pesquisa foi utilizada a pesquisa-ação. Para a produção dos dados utilizamos o questionário aberto por meio do Google Forms, entrevistas semiestruturadas e encontros de formação continuada. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal localizada em Balsas no Estado do Maranhão e envolveu 26 professoras que atuavam junto a turmas de crianças em idade pré-escolar. Os dados produzidos foram organizados considerando-se os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva e a interpretação foi feita com apoio teórico de autores da perspectiva histórico-cultural. Os resultados apontam que, por intermédio da brincadeira, a criança se apropria dos significados sociais, amplia sua visão de mundo e desenvolve suas funções psicológicas superiores e sua personalidade. O presente trabalho possibilitou construir reflexões sobre a necessidade e a importância de o professor de Educação Infantil conhecer e entender como ocorre o desenvolvimento psíquico da criança na perspectiva teórica Sócio-Histórico-Cultural, e o importante lugar que a brincadeira assume nos processos de desenvolvimento das funções psicológicas superiores e de apropriação da cultura.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RODRIGUES, T. A. de S. .; FRISON, M. D. SIGNIFICADOS DE PROFESSORES SOBRE A BRINCADEIRA E AS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DO ENSINAR E DO APRENDER. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 432–447, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10207879. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2698. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. “O que é um estudo de caso qualitativo em educação?”. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, vol. 22, n. 40, 2013.

BATISTA, C. L. “Os conceitos de apropriação: contribuições à Ciência da Informação”. Em Questão, vol. 24, n. 2, 2018.

BUENO, F. S. Grande dicionário etimológico-prosódico da língua portuguesa. Santos: Editora Brasília, 1974.

ELKONIN, D. B. “Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia”. In: DAVIDOV, V.; SHUARE, M. (orgs.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Moscou: Progresso, 1987.

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

GNOATTO, P.; UMBELINO, J. D. “Elementos constituintes da atividade do brincar: imaginação e imitação como síntese na ação da criança”. Zero-a-Seis, vol. 2, n. 42, 2020.

LEONTIEV, A, N. “Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar”. In: VYGOTSKY, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Editora Ícone, 2016a.

LEONTIEV, A. N. “Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil”. In: VYGOTSKY, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Editora Ícone, 2016b.

LEONTIEV, A. N. Atividade Consciência Personalidade. Bauru: Editora Mireveja, 2021.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Centauro, 2004.

MAGALHÃES, R. C. B. P. “Contribuições para o debate sobre a aprendizagem da pessoa com deficiência na escola”. In: MAGALHÃES, R. C. B. P. (org.). Educação inclusiva: escolarização, política e formação docente. Brasília: Editora Liber Livros, 2011.

MARTINS, L. M. “A brincadeira de papéis sociais e a formação da personalidade”. In: ARCE, A.; DUARTE, N. (orgs.). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotsky, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Editora Xamã, 2006.

MARTINS, L. M. “Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano”. In: MARTINS, L. M. et al. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Editora Autores Associados, 2016.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

PASQUALINI, J. C. “Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotsky: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas”. In: MARSIGLIA, A. C. G. (org.). Infância e pedagogia histórico-critica. Campinas: Editora Autores associados, 2013.

PRADO, L. A.; TASSA, K. O. M. “El Desafios e inquietações da docência: a transição de alunos público-alvo da educação especial no ensino fundamental”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 44, 2023.

PREZZI, F. A. S.; FRISON, M. D. “O papel da brincadeira no desenvolvimento do psiquismo: compreensões à luz da perspectiva histórico-cultural”. Research, Society and Development, vol. 11, n. 8, 2022.

ROSSLER, J. H. “O papel da brincadeira de papéis sociais no desenvolvimento do psiquismo humano. A brincadeira de papéis sociais na sociedade alienada”. In: ARCE, A.; DUARTE, N. (orgs.). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotsky, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Editora Xamã, 2006.

SACCOMANI, M. C. S. “A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotsky”. Campinas: Editora Autores Associados, 2016.

SILVA, J. L.; OLIVEIRA, J. L. “O brincar como atividade e suas contribuições à educação infantil”. Perspectivas em Psicologia, vol. 16, n. 1, 2012.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018.

VIGOTSKY, L. S. Obras Escogidas – Tomo III. Madrid: Editora Machado, 2012.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2008.