A FORMAÇÃO STRICTO SENSU E SEUS CONTRIBUTOS PARA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO FREIREANO
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Resumo
Neste artigo, objetivamos identificar, tomando como aporte os princípios da pedagogia freireana, as implicações da formação stricto sensu para a prática docente. Destarte, assentamos a pesquisa em uma abordagem qualitativa com o paradigma fenomenológico. Utilizamos dois instrumentos para produzir os dados: questionário e roda de conversa. Contamos com a participação de 41 professores/as efetivos/as da Educação Básica, do município de Itapetinga-BA, sendo 14 colaboradores/as da roda de conversa. Os dados construídos foram interpretados a partir dos pressupostos da análise do discurso na perspectiva bakhtiniana. A pesquisa revelou que a formação stricto sensu contribuiu para os/as docentes amadurecerem profissionalmente, terem percepção crítica das condições de trabalho, valorizarem o conhecimento, romperem com a visão romântica da educação, sair da posição de consumidores/as de conhecimentos e currículos prontos para construtores/as destes, de reprodutores de práticas retrógradas/segregadoras para práticas libertárias/humanistas, ou seja, a formação favoreceu o abandono do estado de alienação profissional para o/a docente se comprometer/posicionar politicamente contra uma educação bancária e excludente. Nessa perspectiva, a formação impactou o desenvolvimento profissional e possibilitou aos/as docentes serem autônomos/as em sua profissão, especialmente, na escolha de práticas crítico-emancipatórias no exercício docente. Ademais, conseguimos identificar que houve atravessamentos dos princípios fundantes da pedagogia freireana no processo da formação stricto sensu e do exercício da docência, provocando efeitos na maneira de pensar e agir na profissão.
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