EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ABRIGO: REFLEXÕES CRÍTICAS EM INTERFACE COM A PANDEMIA
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Resumen
O presente artigo objetivou compreender quais são as ações educativas desenvolvidas para a inclusão e permanência de adolescentes em situação de abrigo numa perspectiva histórica brasileira e de interface com o contexto da pandemia da Covid-19 na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Partindo de estudos bibliográficos, aborda-se o processo de institucionalização de adolescentes em abrigos no contexto brasileiro e o perfil sociorracial destes sujeitos. Em segundo momento, discute-se os resultados da pesquisa qualitativa realizada junto a cinco funcionários de abrigos da região metropolitana de Belo Horizonte, relacionando com contexto racial e sócio-histórico no qual os adolescentes em situação de abrigo estão inseridos. A partir dos relatos evidencia-se a precarização escolar vivenciada pelos adolescentes, que se intensificou diante do ensino remoto implementado. Além disso, foi destacada a ausência de políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e por municípios para a efetivação da inclusão escolar dos sujeitos analisados os quais já se encontravam em situação de isolamento e marginalização social. A educação remota acentuou as desigualdades vividas pelos adolescentes dos abrigos, demonstrando ser excludente com as diversas realidades sociais e raciais existentes no Brasil.
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