A ABORDAGEM DOS ESTUDOS DE “CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE” SOB O OLHAR DA “PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA”
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Resumen
A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a literatura recente aborda, de forma isolada ou articulada, os referenciais teóricos da Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no campo da educação científica crítica. Caracteriza-se como uma investigação de natureza teórica e bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada no método teórico-dedutivo. O levantamento de dados foi realizado por meio de uma busca sistemática nas bases: SciELO, Scopus, ScienceDirect, Portal de Periódicos da CAPES, Banco de Teses e Dissertações da CAPES (BTD), Sistema de Bibliotecas (SiBi), Science.gov, WorldWideScience (ICSTI), Scholarpedia e ResearchGate. Foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultando em nove estudos selecionados. A análise dos dados seguiu os princípios da Análise de Conteúdo, com ênfase na técnica de análise proposicional do discurso. Os resultados revelam convergências como a valorização da prática social, a formação crítica, o compromisso social docente e o caráter interdisciplinar. Também foram identificadas tensões conceituais relativas à ontologia da ciência, ao papel do professor e à crítica ao modelo capitalista. Conclui-se que, apesar das divergências, a articulação entre CTS e PHC evidencia um campo teórico-metodológico promissor, com contribuições relevantes para o fortalecimento de práticas pedagógicas críticas e comprometidas com a transformação da realidade educacional.
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