SABERES DOCENTES E IDENTIDADE PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente estudo analisa as contribuições de um programa de mestrado profissional em ensino para o desenvolvimento da identidade docente e a ampliação dos saberes pedagógicos de seus egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, ancorada no método teórico-dedutivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco egressos do referido programa, complementadas por documentos institucionais e materiais pedagógicos produzidos pelos participantes. A análise dos dados empregou a técnica de análise de conteúdo com o apoio do software Iramuteq, possibilitando a construção de categorias temáticas e visualizações comparativas a partir das respostas. Os resultados evidenciam que o mestrado contribuiu para a ressignificação da prática docente por meio da mobilização de saberes disciplinares, experienciais, curriculares e pedagógicos, fortalecendo a autonomia, a criticidade e a capacidade de inovação pedagógica dos professores. A pesquisa conclui que o mestrado profissional exerce papel relevante na consolidação de uma identidade profissional docente mais reflexiva e engajada, embora enfrente limitações estruturais que comprometem a efetivação de seus impactos. Recomenda-se o fortalecimento de políticas públicas que valorizem a formação continuada e assegurem condições institucionais para a aplicação dos saberes adquiridos.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora Edições 70, 2016.
BEAUCHAMP, C.; THOMAS, L. “Understanding teacher identity: An overview of issues in the literature and implications for teacher education”. Cambridge Journal of Education, vol. 39, n. 2, 2009.
BRASIL. Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: . Acesso em: 23/05/2025.
COCHRAN-SMITH, M. et al. “Teacher preparation research: An analysis of the evidence”. Journal of Teacher Education, vol. 73, n. 1, 2022.
CRUZ, L. M.; FERREIRA, L. G. “A formação stricto sensu e seus contributos para a prática docente: um estudo freireano”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 42, 2023.
DARLING HAMMOND, L.; HYLER, M. E.; GARDNER, M. Effective Teacher Professional Development. Palo Alto: Learning Policy Institute, 2017.
DAY, C.; SACHS, J. International handbook on the continuing professional development of teachers. New York: Routledge, 2020.
DUARTE, A. M.; NASCIMENTO, J. M.; COSTA, P. C. B. “Formação docente em tempos de políticas restritivas: reflexões sobre a BNCC e seus impactos”. Revista Brasileira de Educação, vol. 27, 2022.
DUBOIS, A.; GADDE, L. E. “Systematic combining: An abductive approach to case research”. Journal of Business Research, vol. 55, n. 7, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora da Unijuí, 1998.
GESS NEWSOME, J. PCK: “A powerful construct in understanding teachers’ professional knowledge”. International Journal of Science Education, vol. 37, n. 8, 2015.
GONZÁLEZ, L. M.; MARTÍNEZ, R.; RODRÍGUEZ, P. “La construcción de la identidad docente en la educación contemporánea”. Revista de Educación, vol. 32, n. 2, 2021.
HARGREAVES, A.; FULLAN, M. Professional Capital: Transforming Teaching in Every School. New York: Teachers College Press, 2020.
HUME, A.; BERRY, A. “Developing teachers’ PCK through professional learning”. Science Education, vol. 106, n. 2, 2022.
KORTHAGEN, F. A. J. “Inconvenient truths about teacher learning: Towards professional development 3.0”. Teachers and Teaching, vol. 23, n. 4, 2017.
LIBÂNEO, J. C. “Formação de professores e profissionalização docente”. Revista Brasileira de Educação, vol. 23, 2018.
MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M.; SALDAÑA, J. Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook. Thousand Oaks: SAGE, 2020.
MIZUKAMI, M. G. N. et al. “Saberes docentes e a constituição da prática pedagógica: contribuições para a formação”. Revista Educação e Pesquisa, vol. 46, 2020.
NÓVOA, A. “O regresso dos professores”. Educar em Revista, n. 66, 2017.
OECD. Teachers and Leaders in Vocational Education and Training. Paris: OECD Publishing, 2021. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2025.
OLIVEIRA FORMOSINHO, J. “Formação de professores como desenvolvimento profissional: uma perspetiva reflexiva e crítica”. Revista Lusófona de Educação, n. 61, 2023.
PÉREZ, C.; OLIVEIRA, L. T.; MELO, A. “Análise de similitude e CHD com IRaMuTeQ: aplicações em pesquisas qualitativas na Educação”. Revista Latino Americana de Metodologia da Pesquisa em Educação, vol. 12, n. 1, 2023.
SALES, F. A. L. et al. “Professores de matemática e seu doutoramento: um olhar sobre os egressos da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 48, 2023.
SHULMAN, L. S. “Those who understand: Knowledge growth in teaching”. Educational Researcher, vol. 15, n. 2, 1987.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
VÁSQUEZ, F.; PÉREZ, C.; BRAVO, M. “Desarrollo de la identidad docente en contextos educativos diversos: un análisis comparativo en América Latina”. Revista Electrónica de Investigación Educativa, vol. 25, n. 1, 2023.
ZEICHNER, K. “Traditions of practice in U.S. preservice teacher education programs”. Teaching and Teacher Education, vol. 9, n. 1, 1993.