ESTÁGIO DE REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO VIVENCIADO PELOS FUTUROS DOCENTES
Contenido principal del artículo
Resumen
O estágio de regência é uma importante ferramenta para aproximar os futuros professores de sua profissão, na qual terão que vivenciar coisas inusitadas, se configurando de extrema importância na vida dos alunos. A pandemia da Covid-19 chegou para abalar todas as estruturas inclusive as da educação que nesse período teve que adotar as aulas remotas, dessa maneira possibilitou aos futuros docentes novas experiencias durante o estágio. Este artigo tem como objetivo mostrar a realidade enfrentada por um professor/estagiário da Universidade Estadual de Roraima, do curso de Ciências Biológicas, durante as aulas remotas no Ensino Médio em uma escola pública na zona urbana de Boa Vista- RR.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BORSSOI, B, L. “O estágio na formação docente: da teoria à prática, ação-reflexão”. Anais do 1º Simpósio Nacional de Educação / XX Semana da Pedagogia. Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2008.
CHARCZUKL, S, B. “Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: Docência em tempos de pandemia”. Educação & Realidade, vol. 45, n. 4, 2020.
CHAVEIRO, E, F. “A importância do Estágio em um Curso de Licenciatura”. Boletim Goiano Geografia, vol. 12, n. 1, 1992.
GEILSA, C, S, B. “A Importância da reflexão sobre a prática docente de ensino para a formação docente inicial em Ciências Biológicas”. Revista Ensaio, vol. 5, n. 2, 2003.
JANUARIO, G. “O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor”. Anais do II Seminário de História e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: UNICAMP, 2008.
LIBÂNEO, J, C. Didática e práticas de ensino e a abordagem da diversidade sociocultural na escola. Fortaleza: EdUECE, 2014.
MARANHÃO, R. A.; SENHORAS, E. M. “Orçamento de Guerra no enfrentamento à COVID-19: entre manobras parlamentares e batalhas políticas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 6, 2020.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. “Estágio e Docência: Diferentes concepções”. Revista Poíesis, vol. 3, n. 3, 2006.
SCHEWTSCHIK, A. “O planejamento de aula: um instrumento de garantia de aprendizagem”. Anais do IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Forteleza: EDUCERE, 2017.
SENHORAS, E. M. (org.). Ensino remoto e a pandemia de COVID-19. Boa Vista: Editora IOLE, 2021.
ZINKE, I, A.; GOMES, D. “A prática de observação e a sua importância na formação do professor de Geografia”. Anais do XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: EDUCERE, 2015.