MUDANÇAS DISRUPTIVAS E A PANDEMIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL E CAMINHOS FUTUROS
Contenido principal del artículo
Resumen
O objetivo do presente estudo foi realizar um mapeamento da produção científica internacional sobre mudanças disruptivas ocorridas como consequência da pandemia. Com esse propósito, conduziu-se uma análise bibliométrica para identificar elementos essenciais nas publicações acadêmicas, avaliar e comparar a produção científica dos principais autores, dos artigos mais citados, além de outros indicadores. A partir do levantamento realizado, gerou-se uma base de análise com 197 artigos. Os resultados revelaram o crescimento da produção científica no campo nos últimos anos, confirmando os pressupostos das leis bibliométricas de Lotka ao observar uma concentração desproporcional desta produção em alguns autores. A lei de Zipf também foi confirmada, identificando que poucas palavras são muito frequentes nos textos. Em contrapartida, a lei de Bradford não foi confirmada nos estudos do campo, uma vez que se verificou grande dispersão de artigos em diversos periódicos. Além disso, a visualização e a análise de redes bibliométricas permitiram identificar as principais temáticas de pesquisa no campo e elaborar sugestões para futuros estudos, como verificar os impactos em países emergentes e adotar uma abordagem multidisciplinar para analisar o impacto das grandes mudanças ocorridas na sociedade.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ADEDOYIN, O. B.; SOYKAN, E. “Covid-19 pandemic and online learning: the challenges and opportunities”. Interactive Learning Environments, vol. 31, n. 2, 2023.
ALHARBI, B. A. et al. “COVID-19 the Gateway for Future Learning: The Impact of Online Teaching on the Future Learning Environment”. Education Sciences, vol. 12, n. 12, 2022.
APARICIO, J. T.; ARSENIO, E.; HENRIQUES, R. “Understanding the impacts of the COVID-19 pandemic on public transportation travel patterns in the city of Lisbon”. Sustainability, vol. 13, n. 15, 2021.
ARAÚJO, C. A. “Bibliometria: evolução histórica e questões atuais”. Em Questão, vol. 12, n. 1, 2006.
BARTOSZEK, A. et al. “Mental well-being (Depression, loneliness, insomnia, daily life fatigue) during COVID-19 related home-confinement - A study from Poland”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 17, n. 20, 2020.
BASKERVILLE, R. et al. “Impacts, challenges and trends of digital transformation in the banking sector”. Law and Economics Yearly Review, vol. 9, n. 2, 2020.
BASTOS, B. B.; SILVA, G. V.; LIMA, R. P. “Análise bibliométrica da produção científica sobre a relação do meio ambiente com o vetor tecno-ecológico na Amazônia Oriental brasileira”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.
BELTRAME, G. “Technostress e Coping: apreciação da produção científica na base Web of Science”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 46, 2023.
BRADFORD, S. C. “Sources of Information on Specifc Subjects”. Engineering: An Illustrated Weekly Journal, vol. 137, 1934.
CHONG, S.; HUANG, Y.; CHANG, C. D. “Supplemental Material for Supporting Interdependent Telework Employees: A Moderated-Mediation Model Linking Daily COVID-19 Task Setbacks to Next-Day Work Withdrawal”. Journal of Applied Psychology, vol. 105, n. 12, 2020.
CHRISTENSEN, C. M.; OVERDORF, M. “Meeting the challenge of disruptive change”. Harvard Business Review, vol. 78, n. 2, 2000.
CRAMER, J.; KRUEGER, A. B. “Disruptive change in the taxi business: The case of uber”. American Economic Review, vol. 106, n. 5, 2016.
DEDEILIA, A. et al. “Medical and surgical education challenges and innovations in the COVID-19 era: A systematic review”. In Vivo, vol. 34, 2020.
DI RENZO, L. et al. “Eating habits and lifestyle changes during COVID-19 lockdown: An Italian survey”. Journal of Translational Medicine, vol. 18, n. 1, 2020.
FRICK, N. R. J. et al. “Driving digital transformation during a pandemic: Case study of virtual collaboration in a German hospital”. Medical Informatics, vol. 9, n. 2, 2021.
HOLMES, E. A. et al. “Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science”. The Lancet Psychiatry, vol. 7, n. 6, 2020.
KRAUS, S. et al. “Digital Transformation: An Overview of the Current State of the Art of Research”. SAGE Open, vol. 11, n. 3, 2021.
KUMARASWAMY, A.; GARUD, R.; ANSARI, S. “Perspectives on Disruptive Innovations”. Journal of Management Studies, vol. 55, n. 7, 2018.
LEONARDI, P. M. “COVID-19 and the New Technologies of Organizing: Digital Exhaust, Digital Footprints, and Artificial Intelligence in the Wake of Remote Work”. Journal of Management Studies, vol. 58, n. 1, 2021.
LIMA, S. H. DE O. et al. “Inovação e gestão pública: uma análise da produção científica internacional Innovation and public management: an analysis of international scientific production”. Organizações em contexto, vol. 16, n. 32, 2020.
LOTKA, A. J. “The frequency distribution of scientific productivity”. Journal of the Washington Academy of Sciences, vol. 16, n. 12, 1926.
MACHADO, R. S. et al. “Felicidade rima com universidade? A saúde mental de universitários durante a pandemia da covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 46, 2023.
MANSER PAYNE, E. H.; DAHL, A. J.; PELTIER, J. “Digital servitization value co-creation framework for AI services: a research agenda for digital transformation in financial service ecosystems”. Journal of Research in Interactive Marketing, vol. 15, n. 2, 2021.
MARCONDES, R.; SILVA, S. L. R. “O protocolo Prisma 2020 como uma possibilidade de roteiro para revisão sistemática em ensino de ciências”. Revista Brasileira de Pós-graduação, vol. 18, n. 39, 2022.
MARTINS, T. A. P. et al. “A percepção de aprendizagem na pós-graduação brasileira durante a pandemia de Covid-19”. Actualidades Investigativas en Educación, vol. 22, 2022.
MARTINS, T. A. P. et al. “Learning environments in Brazilian academia during the Covid-19 pandemic”. Learning Environments Research, n. 123456789, 2023.
MOLOCK, S. D.; PARCHEM, B.; PARCHEM, B. “The impact of COVID-19 on college students from communities of color The impact of COVID-19 on college students from communities of color”. Journal of American College Health, vol. 70, n. 8, 2021.
PINTO, A. L. et al. “Expert Bibliometrics: An Application Service for Metric Studies of Information”. ResearchGate [2021]. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2023.
POKHREL, S.; CHHETRI, R. “A Literature Review on Impact of COVID-19 Pandemic on Teaching and Learning”. Higher Education for the Future, vol. 8, n. 1, 2021.
RASHID, S.; RATTEN, V. “Entrepreneurial ecosystems during COVID-19: the survival of small businesses using dynamic capabilities”. World Journal of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development, vol. 17, n. 3, 2020.
ROBEN, F. “Comparison of European power balancing markets - Barriers to integration”. International Conference on the European Energy Market, vol. 2018, 2018.
SANTOS, S. et al. “O uso de triangulação múltipla como estratégia de validação em um estudo qualitativo The use of multiple triangulations as a validation strategy in a qualitative study”. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 25, n. 2, 2020.
SHAFI, M.; LIU, J.; REN, W. “Impact of COVID-19 pandemic on micro, small, and medium-sized Enterprises operating in Pakistan”. Research in Globalization, vol. 2, 2020.
SHARIF, A.; ALOUI, C.; YAROVAYA, L. “COVID-19 pandemic, oil prices, stock market, geopolitical risk and policy uncertainty nexus in the US economy: Fresh evidence from the wavelet-based approach”. International Review of Financial Analysis, vol. 70, 2020.
SHETH, J. “Impact of Covid-19 on consumer behavior: Will the old habits return or die?” Journal of Business Research, vol. 117, 2020.
TEJEDOR, S. et al. “Digital literacy and higher education during COVID-19 lockdown: Spain, Italy, and Ecuador”. Publications, vol. 8, n. 4, 2020.
VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. “Visualizing Bibliometric Networks”. In: DING, Y. et al. (eds.). Measuring scholarly impact: Methods. London: Springer, 2014.
WANG, B. et al. “Achieving Effective Remote Working During the COVID-19 Pandemic: A Work Design Perspective”. Apllied Psychology, vol. 70, 2021.
WHO - World Health Organization. “Coronavirus Disease: mass gatherings”. WHO [2020]. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2023.
ZENG, L. et al. “Economic Development and Mountain Tourism Research from 2010 to 2020: Bibliometric Analysis and Science Mapping Approach”. Sustainability, vol. 14, n. 1, 2022.
ZIPF, G. K. Human Behavior and the Principle of Least Effort. London: Addison-Wesley Press, 1949.